01. Explique a formação do Planeta Terra.
02. Analise e comente a Teoria da Deriva dos Continentes proposta pelo cientista alemão Alfred Wegener.
03. O que é Geologia?
04. Qual é a importância de estudar a estrutura interna da Terra?
05. Por que o estudo do interior da Terra é baseado em observações indiretas?
06. Cite e comente as camadas da Terra.
07. O que são movimentos de convecção?
08. Explique os seguintes termos:
A) Zonas de divergência.
B) Zonas de Convergência
C) Falhas transformantes
09. Explique os seguintes termos:
A) Hipocentro
b) Epicentro
10. O que é o “Círculo de Fogo do Pacífico”?
Soluções para a tarefa
Oi tudo bem?
1- Como foi o processo de formação do planeta Terra. Depositphotos Segundo cientistas, a origem da Terra se deu com uma grande explosão, conhecida como Big Bang. ... Desde sua formação, há cerca de 4,6 bilhões de anos, o planeta Terra está em constante transformação, seja em seu interior ou na superfície.
2- Wegener defendia que, no passado, havia apenas um único continente: Pangeia (termo que significa “toda a Terra”). Com a sua lenta fragmentação, formaram-se então dois grandes continentes: a Laurásia e a Gondwana.
3- Geologia. É uma das ciências da Terra que se dedica ao estudo da crosta terrestre, da matéria que a compõe, o seu mecanismo de formação, as alterações que ocorrem desde a sua origem e a estrutura que a sua superfície possui atualmente.
4- Entender a estrutura interna do planeta terra nos possibilita explicar alguns fenômenos da natureza como terremotos, maremotos e erupções vulcânicas, sendo que além disso, entender a estrutura interna do planeta terra possibilita compreender a existência e origem do campo gravitacional.
5- Esses estudos são feitos de observações indiretas pois não é possível ter uma análise mais profunda do interior da terra(o ser humano ainda não tem essa tecnologia), por isso faz-se estudos baseados em teorias de estudiosos.
6- A Terra é constituída, basicamente, por três camadas: - Crosta Terrestre: Camada superficial sólida que circunda a Terra. - Manto: camada logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma.
7- As Células de convecção – também conhecidas como Correntes de Convecção – são as movimentações do magma presente no manto terrestre. Acredita-se que a existência desse fenômeno no interior do planeta Terra seja diretamente responsável pelo movimento das placas tectônicas. ... No interior da Terra, o processo é o mesmo.
8.
a) Em meteorologia, zona de divergência é o termo usado para se referir a uma região da atmosfera terrestre onde correntes de ar se dividem, bifurcam ou se espalham
b) Em meteorologia, zona de convergência é usado para se referir a região onde duas ou mais correntes de ar se encontram e interagem. Tempo ruim ou tempestades severas estão normalmente associados a zonas de convergências, já que estas funcionam como um canal de escoamento de Humidade atmosfera
c) Uma falha transformante é um dos três tipos de contatos entre placas tectônicas. Sendo diferente dos outros dois, não há produção nem consumo de placas. É o contato frio, sem ocorrência de magmatismo. A falha penetra inteiramente a crosta oceânica e o manto litosférico e atinge a superfície do manto astenosférico
9
a) O hipocentro ou foco sísmico de um abalo sísmico, terremoto é o local no interior da Terra onde se inicia a ruptura do material rochoso ocorrendo a libertação de energia sob a forma de ondas sísmicas. Este ponto pode ser localizado quase na superfície, nos casos onde a atividade sísmica é resultante de vulcanismo.
b) O epicentro, "situado no centro" de um terremoto é o ponto da superfície da Terra que está exatamente acima do foco ou hipocentro do terremoto
10- Círculo de Fogo do Pacífico. O Círculo de Fogo do Pacífico concentra a maioria dos vulcões e terremotos que ocorre no planeta. Não pare agora... ... Na verdade, o Círculo de Fogo é responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões existentes em todo o planeta.
Espero ter ajudado