01. Estabelecer a diferença entre o modo de pensar de Sócrates e os Sofistas. Elencar duas diferenças. 02. Explique a máxima socrática: “Só sei que nada sei”, dentro do contexto estudado.
03. Explique a máxima socrática: “Conhece-te a ti mesmo”, dentro do contexto estudado.
04. Explique a máxima sofista” “O homem é a medida de todas as coisas”, dentro do contexto estudado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Sócrates: criou o método socrático (dialética), busca a verdade por meio do questionamento e seus debates sempre tem um propósito definido.
Sofistas: utilizavam a arte de argumentar para resolver os problemas, não acreditavam na existência da verdade. E também eram acusados de serem relativistas, ou seja, sempre tinham algo para comparar.
2) Na realidade a frase correta seria "Sei que não sei tudo", pois a frase que foi traduzida traz uma contradição. Sócrates sempre dizia que usava o método da dialética para buscar a verdade, esta era dividida em 2 partes: ironia (questionamento) e Maiêutica (parto de novas ideias), para após isso buscar saber a verdade. Ou seja, ele não sabia de tudo, e confirmava isso.
3) A máxima socrática "Conhece-te a ti mesmo" diz que antes de querermos persuadir e criticar os outros, devemos primeiro conhecermos a si mesmo.
4) Protágoras era um importante sofista da época, e como os sofistas eram considerados relativistas, dá-se a frase "O homem é a medida de todas as coisas”, pois geralmente os sofistas colocavam o homem no centro e comparavam suas ideias a eles.