História, perguntado por joaopedronantesb123j, 11 meses atrás

01- Entre a queda do Estado Novo de Vargas (1945) e o Golpe Militar em 1964, o Brasil viveu uma etapa de divisão ideológica, marcada por constantes crises políticas. Analise as afirmações abaixo e depois marque a alternativa que tiver a resposta correta. I- Durante o governo Gaspar Dutra, o Brasil envolveu-se na Guerra Fria, chegando a romper as relações diplomáticas com a União Soviética e a cassar o registro de funcionamento do Partido Comunista.II- Nesse período, a criação da PETROBRÁS refletia a orientação nacionalista da política econômica do governo Vargas. III- Apesar de apresentarem inegável declínio da atividade econômica, os anos JK foram marcados pela ausência de crises políticas.IV- A política externa implementada nos governos de Jânio Quadros e de João Goulart era claramente a favor dos Estados Unidos.


a. Apenas a I está correta.
b- I e II estão corretas.
c- I, III e IV estão corretas.
d- Somente a IV está correto

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
2

São verdadeiras apenas I, II e III, sendo que a PETROBRAS foi uma exaltação do nacionalismo brasileiro na época, tendo como um de seus principais lemas "o petróleo é nosso!", sendo praticamente uma das maiores e mais importantes estatais brasileiras até os dias atuais, pois suas atividades impactam diretamente a economia nacional.

É falso apontar que a política externa implementada nos governos de Jânio Quadros e de João Goulart era claramente a favor dos EUA, sendo que João Goulart não tinha o viés ideológico semelhante ao dos norte-americanos, ele estava mais alinhado com as ideias de Moscou.

Perguntas interessantes