01-Em “Se descobrissem a desmoralização que reina dentro de mim”, temos, respectivamente, verbos: 2 pontos transitivo direto e transitivo indireto. transitivo direto e de ligação transitivo indireto e intransitivo. transitivo direto e intransitivo intransitivo e intransitivo. 02-Assinale a alternativa na qual o verbo é transitivo indireto: 2 pontos O cão desapareceu ontem. Ofereceram um prêmio ao melhor vendedor. Eles confiam em seus superiores Conheço estas coisas 03- Considerando que o verbo intransitivo apresenta sentido completo, qual das orações apresenta verbo intransitivo: 2 pontos Meus pais compraram livros de aventura para mim. A criança dorme bem. Contaram-me um fato engraçado. O escritor escreveu uma novela. Eu preciso de ajuda Meu vizinho morreu ontem. 04-O complemento do verbo é chamado de “objeto”, quando este é ligado ao verbo por uma preposição é chamado de objeto indireto, qual das orações apresenta objeto indireto: 2 pontos As crianças saborearam deliciosos sorvetes O malabarista encantou ao público. Escrevi uma linda carta. 05-Marque o verbo que é transitivo direto e indireto (bitransitivo): 2 pontos Pedro bebeu água mineral. Ana ofereceu flores para a professora.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - transitivo direto e transitivo indireto (não tenho certeza nessa)
2 - Eles confiam em seus superiores
3 - A criança dorme bem, Meu vizinho morreu ontem
4 - O malabarista encantou ao público
5 - Ana ofereceu flores para a professora
Explicação:
1 - Descobrissem, "quem descobre, descobre alguma coisa" não pede preposição, logo é transitivo direto.
Reina é intransitivo.
2 - falando ao verbo "quem confia, confia em alguém ou em alguma coisa" em é uma preposição, logo o verbo pede uma preposição então ele é um verbo intransitivo.
3 - "A criança dorme" não precisa de complemento logo é intransitivo. Meu vizinho morreu" também não pede complemento logo também é intransitivo.
4 - falando ao verbo "quem encanta, encanta a alguém" o a é preposição logo o verbo pede preposição ele é Verbo Transitivo Indireto.
5 - "quem oferece, oferece alguma coisa , para alguém" o alguma coisa é verbo transitivo direto "flores", para alguém pede a preposição para logo é verbo transitivo indireto "para a professora".