ENEM, perguntado por FioxPedo, 5 meses atrás

01) Em computação gráfica, quando um programa altera a forma de uma imagem, está transformando cada ponto

de coordenadas (x, y) , que forma a imagem, em um novo ponto de coordenadas (a,b). A figura ao lado ilustra a transformação da imagem 1 na imagem 2. Um dos procedimentos que consiste em transformar o ponto (x, y) no ponto (a,b) é realizado, através de operações com matrizes, de acordo com as seguintes etapas:

Etapa 1: Fixe duas matrizes invertíveis M e E , de ordem 2, e considere M^−1 a matriz inversa de M.

Etapa 2: Tome P e Q as matrizes cujas entradas são as coordenadas dos pontos (x, y) e (a,b), respectivamente, isto é,

Etapa 3: Obtenha Q a partir de P por meio da expressão Q = E M^−1 P .

Considerando estas etapas e as matrizes, determine:

a) a inversa de M.

b) o ponto (a, b) que é obtido do ponto (2, 3) por meio da expressão Q = E M^−1 P.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Nerd1990
10

Letra A:

\boxed{\boxed{\boxed{\begin{bmatrix} \sf  \dfrac{1}{4} &\sf    - \dfrac{1}{6}   \\ \\ \sf  \dfrac{1}{4} & \sf  \dfrac{1}{6}  \\ \end{bmatrix}}}}

Para encontramos a inversa de M, devemos utilizar fórmula \begin{bmatrix} \sf  \red w & \sf  \green x\\\sf  \green y & \sf \red z \\ \end{bmatrix} =  \sf \red{wz} -  \green{xy} e a regra de sinais.

  • Sinais iguais (+)
  • Sinais diferentes (-)

\begin{bmatrix} \sf 2& \sf 2 \\ \sf  - 3 & \sf 3 \\ \end{bmatrix} \\  \\  \\ \begin{vmatrix} \sf 2 &\sf  2 \\ \sf  - 3 &\sf  3 \\ \end{vmatrix} \\  \\  \sf 2 \cdot3  \red- 2 \cdot  \red- 3 \\ \sf 6  + 6  \\ \sf  \green{12}

Dado que o determinante foi diferente do algarismo 0, substituiremos a = 2, a = 2, b = 2, c = - 3, d = 3 para formularmos a fórmula do inverso \sf \dfrac{1}{ad - bc}  \cdot \begin{bmatrix} \sf d &\sf   - b \\ \sf  - c &\sf  a\\ \end{bmatrix}.

\sf  \frac{1}{2 \cdot3  \red- 2 \cdot \red - 3}  \cdot \begin{bmatrix} \sf 3 &\sf   - 2 \\ \sf   \red- (  \red- 3) &\sf  2 \\ \end{bmatrix} \\  \\  \\ \sf  \frac{1}{6 + 6}  \cdot\begin{bmatrix} \sf3 & \sf  - 2 \\ \sf 3& \sf 2\\ \end{bmatrix} \\  \\  \\ \sf  \frac{1}{12}  \cdot\begin{bmatrix} \sf 3 & \sf  - 2 \\ \sf 3& \sf 2 \\ \end{bmatrix} \\  \\  \\ \begin{bmatrix} \sf  \cancel{3 \div 3} \cdot \dfrac{1}{ \cancel{12 \div 3}} &\sf   \cancel{- 2 \div 2} \cdot \dfrac{1}{ \cancel{12 \div 2}}  \\  \\ \sf  \cancel{3  \div 3}\cdot \dfrac{1}{ \cancel{12 \div 3}}  &\sf   \cancel{2 \div 2} \cdot  \dfrac{1}{ \cancel{12 \div 2}} \\ \end{bmatrix} \\  \\  \\ \boxed{\boxed{\boxed{\begin{bmatrix}\sf   \dfrac{1}{4}  & \sf   - \dfrac{1}{6} \\   \\ \sf  \dfrac{1}{4}  & \sf  \dfrac{1}{6}  \\ \end{bmatrix}}}}

Letra B:

\boxed{\boxed{\boxed{\sf Q =  \begin{bmatrix} \sf 1  \\ \sf 0  \\ \end{bmatrix}}}}

\sf Q = E \cdot M^{-1} \cdot P \\  \\  \\\sf  Q = \begin{bmatrix} \sf 0&\sf    1 \\ \sf  - 1&\sf  0\\ \end{bmatrix} \cdot\begin{bmatrix} \sf  \dfrac{1}{4}  & \sf  -  \dfrac{1}{6}  \\  \\ \sf  \dfrac{1}{4}  & \sf  \dfrac{1}{6}  \\ \end{bmatrix} \cdot\begin{bmatrix} \sf 2  \\ \sf 3 \\ \end{bmatrix}

Agora iremos calcular \sf E \cdot M^{-1}.

\sf Q = \begin{bmatrix}\sf  0 & \sf 1 \\ \sf  - 1 & \sf 0 \\ \end{bmatrix} \cdot\begin{bmatrix}\sf   \dfrac{1}{4}  & \sf  -  \dfrac{1}{6}   \\ \\\sf   \dfrac{1}{4}  &\sf   \dfrac{1}{6}  \\ \end{bmatrix} \\  \\  \\ \sf Q = \begin{bmatrix} \sf  \cancel{0 \cdot \dfrac{1}{4}}     \:   +    \: \cancel{ 1 \cdot} \: \dfrac{1}{4}  & \sf  \cancel{0 \cdot\Bigg(  - \dfrac{1}{6} \Bigg) } +  \cancel{1 \cdot } \: \dfrac{1}{6} \\   \\ \\\sf    \green-   \: \cancel{1 \cdot } \: \dfrac{1}{4}  + \cancel{ 0 \cdot \dfrac{1}{4}} &\sf   \cancel{ \red - 1 \cdot\Bigg( \red -  }\dfrac{1}{6}  \cancel{\Bigg)  + 0 \cdot \dfrac{1}{6} }\\ \end{bmatrix} \\  \\  \\ \boxed{\boxed{\boxed{\sf Q = \begin{bmatrix} \sf  \dfrac{1}{4} & \sf  \dfrac{1}{6}  \\ \\\sf    - \dfrac{1}{4} & \sf  \dfrac{1}{6} \\ \end{bmatrix}}}}

Agora multiplicamos o produto de \sf E \cdot M^{-1} por P.

\sf Q = \begin{bmatrix}\sf   \dfrac{1}{4}  & \sf  \dfrac{1}{6}   \\  \\ \sf  -  \dfrac{1}{4}  & \sf  \dfrac{1}{6}  \\ \end{bmatrix} \cdot\begin{bmatrix} \sf 2 \\\sf  3 \\ \end{bmatrix} \\  \\  \\ \sf Q = \begin{bmatrix} \sf  \dfrac{1}{ \cancel{4 \div 2}} \cdot \cancel{2  \div 2}+  \dfrac{1}{ \cancel{6 \div 3}}   \cdot \cancel{3  \div 3}\sf   \\  \\ \sf  -  \dfrac{1}{ \cancel{4 \div 2}  }\cdot \cancel{2  \div 2}+  \dfrac{1}{ \cancel{6 \div 3}}  \cancel{ \cdot3 \div 3}   \\ \end{bmatrix} \\  \\  \\ \sf Q = \begin{bmatrix}\sf  \dfrac{ 1}{2} +  \dfrac{1}{2}  \\     \\ \sf  \cancel{ -  \dfrac{1}{2} +  \dfrac{1}{2}}   \\ \end{bmatrix} \\  \\  \\ \sf Q = \begin{bmatrix} \sf 0 {,}5 + 0{,}5 \\ 0 \\ \end{bmatrix} \\  \\  \\\boxed{\boxed{\boxed{ \sf Q = \begin{bmatrix} \sf 1 \\ \sf 0\\ \end{bmatrix}}}}

Realizando o cálculo das matrizes, obtemos \sf Q = \begin{bmatrix} \sf 1 \\\sf  0  \\ \end{bmatrix} logo o retrato do ponto (2,3) mediante expressão \sf Q = E\cdot M^{ - 1}\cdot P é (1,0).

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Att: Nerd1990


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