01 – Em 1789 os Colonos de Minas Gerais, que em sua maioria pertenciam a elite local, planejaram um movimento de caráter emancipatório como uma reação às medidas da coroa portuguesa que havia aumentado impostos sob a exploração das minas de ouro. Inspirados por ideias iluministas e revoluções na Europa e Estados Unidos, os conjurados pretendiam fundar uma República, porém foram presos antes de seus planos concluírem-se. Indique a alternativa que se aplica a esses eventos. *
a) A revolta teria início no dia da chegada do governador na região. Os planos dos conjurados foram entregues para a coroa portuguesa por Joaquim da Silva Xavier, conhecido no período como Tiradentes.
b)As reuniões dos conjurados estavam sendo vigiadas por membros da coroa, todos os seus envolvidos foram presos e condenados ao exílio na África. Seus bens foram todos tomados pelo governador da região.
c)Inspirados na Revolução Francesa, os conjurados saíram às ruas exigindo “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Houve um conflito armado entre membros da coroa portuguesa e conjurados mineiros, Portugal venceu.
d) A revolta teria início no dia da derrama. Os planos não se concretizam, pois houve uma traição ao movimento, um de seus participantes, Joaquim Silvério dos Reis, delatou o movimento para conseguir perdão de suas dívidas.
02 – Durante muito tempo a figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi apontada como a mais pobre dos conjurados mineiros. Estudos recentes o apontam como um homem de posses, proprietário de terras, minas de exploração e escravos. A partir de 1860, o movimento republicano no Brasil vai construir um herói nacional. Assim, a figura de Tiradentes é transformada num símbolo heroico nacional. Como ocorreu o julgamento do movimento dos conjurados levando Tiradentes a receber uma posição diferenciada mediante seus companheiros de revolta? *
a)Praticamente todos os conjurados foram condenados ao exílio na África, com exceção de Tiradentes que permaneceu preso por três anos, até que em 1792 foi enviado para exílio na América Central.
b)O julgamento ocorreu em praça pública, onde por júri popular apenas Tiradentes foi acusado de liderar o movimento e incitar toda a população mineira a revoltar-se contra a Coroa portuguesa. Ele foi enforcado e seu corpo esquartejado.
c) Depois de um processo investigativo de 3 anos (1792), a sentença aos conjurados foi que todos tiveram seus bens confiscados, 9 foram exilados na África, 11 conjurados foram condenados à forca, porém destes, 10 tiveram sua punição transformada em exílio. Apenas 1 conjurado foi enforcado e seu corpo foi esquartejado, Tiradentes.
d)Os conjurados permaneceram 3 meses presos, onde em seu julgamento apenas um indivíduo conseguiu garantia de sua liberdade, Tiradentes. Os demais conjurados foram condenados todos a forca em praça pública.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
d A revolta teria início no dia da derrama. Os planos não se concretizam, pois houve uma traição ao movimento, um de seus participantes, Joaquim Silvério dos Reis, delatou o movimento para conseguir perdão de suas dívidas.
c Depois de um processo investigativo de 3 anos (1792), a sentença aos conjurados foi que todos tiveram seus bens confiscados, 9 foram exilados na África, 11 conjurados foram condenados à forca, porém destes, 10 tiveram sua punição transformada em exílio. Apenas 1 conjurado foi enforcado e seu corpo foi esquartejado, Tiradentes.
eutheuuuuyyy:
a primeira é a D e a segunda a C
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás