História, perguntado por sofiafreitas670, 6 meses atrás

01) Do século V ao XV a sociedade europeia viveu sob as regras e costumes do medievalismo em que predominava a ruralização. Descentralização política, pouca rotatividade comercial e submissão aos dogmas da Igreja Católica. A crise do século XIV, com doenças guerras, rebeliões e mortes, preparam esta sociedade para o rompimento com a era medieval e adentrando numa nova fase chamada de Idade Moderna. Com base nas informações e nos estudos sobre a Idade Moderna europeia, analise as proposições.

I. A Reforma Protestante contribuiu para a uniformização das práticas e dos significados religiosos no século XVI.
II. O desenvolvimento da imprensa contribuiu para que pessoas comuns tivessem acesso a informações antes controladas pela Igreja Católica.
III. A venda de indulgências pela Igreja Católica foi um dos motivos que levou o monge Martinho Lutero a escrever suas 95 teses, criticando vários pontos da doutrina católica.
IV. Uma das medidas da Contrarreforma foi o retorno da Inquisição, que tinha como objetivo reprimir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica.
V. A censura exercida pela Igreja Católica Apostólica Romana foi determinante para a expansão do protestantismo na Itália e na Península Ibérica.
Agora, a partir de sua análise sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta. *
a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente a afirmativa IV é verdadeira.
d) Somente a afirmativa I é verdadeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por graziellemarinho05
3

Resposta:

oiiiii espero que goste da minha resposta (≧▽≦)

Explicação:

A sociedade medieval era, na política, descentralizada, socialmente hierarquizada, com discriminação legal que favorecia os nobres e o clero e prejudicava os demais, tinha por base econômica a agricultura e feudos isolados, de modo que o comércio havia entrado em declínio. A religião era o "centro" da vida cultural medieval, justificando a política, a desigualdade social e o modelo econômico.

Já a sociedade moderna era politicamente mais centralizada, tendo passado por processos de unificação nacional. A sociedade ainda era bem desigual, mas agora havia uma nova classe de pessoas, a burguesia, com poderes econômicos, e não mais apenas a nobreza. A economia se baseava no comércio e não era mais tão isolada, tendo perdido também a Igreja, em especial a partir do século XVI, grande parte de seu poder político.

se puder me colocar como melhor resposta eu lhe agradeço (。•̀ᴗ-)✧


sofiafreitas670: obrigada!!!
sofiafreitas670: mas eu preciso da alternativas, pode me ajudar?
graziellemarinho05: ah alternativa "b"
sofiafreitas670: muito obrigada!!
sofiafreitas670: me ajudou muito
Perguntas interessantes