01.Descreva sobre os tipos tecidos nervoso
Soluções para a tarefa
Resposta:
O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.
O Sistema Nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinha;l e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos. Tais tecidos são compostos por neurônios e gliócitos (ou células gliais).
Resposta:
O Tecido Nervoso é um dos quatro tecidos básicos dos animais e pode ter sua função dividida em três partes. O Tecido Nervoso tem sua origem no ectoderma, através da diferenciação de células epiteliais especializadas, os neuroeptélios que se modificam em três classes de células: Células da crista neural (Dão origem a pele, células da musculatura lisa), neuroblastos (SNC) e espongioblasto (Células da Neuroglia).
Explicação:
- Sensorial: Detecta, transmite, analisa e utiliza informações geradas por estímulos sensoriais, sejam estes recebidos do ambiente externo (exterocepção) ou do ambiente interno (interocepção). Esses estímulos sensoriais podem ser de origem térmica, luminosa, elétrica, mecânica e química;
- Organizar e coordenar ações: O sistema nervoso, a parir de informações sensoriais ou não pode organizar e coordenar diretamente ou indiretamente ações motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas;
- Manter a Homeostasia sistêmica: Estabiliza algumas condições especificas e vitais para a homeostase como pressão, osmolaridade e pH sanguíneo; pressão parcial de H2, O2 e CO2, concentrações hormonais e etc.
- O Tecido Nervoso é altamente vascularizado, embora exista uma barreira entre o sangue e o tecido nervoso central; e é dotados de muitas células tanto funcionais (Neurônios) quanto de sustentação (Neuroglia).
- Em uma rápida revisão anatômica podemos dividir o tecido nervoso em duas regiões: Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).
- O SNC é constituído pelo encéfalo (Cérebro, Cerebelo, tronco cerebral) e medula espinhal.
- O SNP é constituído por nervos e gânglios nervosos. Muitos dos nervos que constituem o SNP sai diretamente do SNC sejam do encéfalo (Nervos Cranianos) ou da medula espinhal (Nervos Espinhais). Esse sistema é responsável por detectar e transmitir informações sensitivas, como também de transmitir informações motoras.
- O SNP pode ser divido em dois: Sistema Nervoso Somático, que exerce controle voluntario (Consciente) e Sistema Nervoso Autônomos, que controla funções involuntárias. Dentro do Sistema Nervoso autônomo temos mais uma divisão: Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático que normalmente são antagônicos, porem regulam a homeostasia. Por exemplo, se o Simpático acelera a frequência de batimentos cardíacos o Parassimpático reduz.
- O SNC tem uma particularidade anatômica dada pela disposição de seus neurônios e neuroglias que podem formar campos mais escuros (Substancia Cinzenta) ou campos mais esbranquiçados (Substancia Branca).