História, perguntado por fbssilva, 1 ano atrás

01 - Dentro de todo o processo político e econômico desenvolvido no período da exploração do ouro, é possível notar medidas da coroa que causaram bastante desencontros e até conflitos na sociedade mineradora. Uma dessas medidas foi a própria criação da Casa de Fundição. Se fizermos uma reflexão, podemos perceber duas funções, importantes, dessa nova ação da metrópole. Identifique-as. 02 - Ao comparar a sociedade açucareira com a sociedade mineradora, o que se destaca como diferença fundamental? Seja bem específico nessa sua resposta sobre tal diferença e justifique.
R: 1- As funções eram: fiscalizar e inibir o contrabando. O ouro que circulava livremente em pó, Portugal perdia muito o que dificultava a cobrança do quinto, imposto de 20% sobre o ouro descoberto, favorecendo o comércio ilegal e o contrabando. A criação da Casa de fundição contribuiu para o controle sobre o contrabando, pois o ouro em pó era entregue e se tornava barra, já descontado o quinto.
2- Na sociedade açucareira os Senhores e suas famílias mantinham-se isolados em seu próprio meio, onde tudo girava em torno do engenho enquanto na sociedade mineradora todos tinham a chance de se tornar descobridores de ouro, pois não necessitavam de técnicas ou de equipamentos sofisticados para a mineração, tornando-se assim o novo rico sem ter um sobrenome, terras e escravos.

Soluções para a tarefa

Respondido por claudionormaciel
4
Garantir a fiscalização e o pagamento de impostos  diminuindo o contrabando, pois com a casa de fundição passou a ser produzido em barras e ter o selo português facilitando o controle do comercio de ouro na região.
A diferença fundamental está em relação a classe social onde qualquer pessoal poderia se tornar rico bem mais fácil na sociedade mineradora do que na açucareira. Na mineradora com bastante vontade e trabalho qualquer pessoa poderia se tornar um novo rico e frequentar a alta sociedade, por outro lado no caso da açucareira a situação já é totalmente diferente, a classe alta era destinado a somente os nobres e donos de engenho que tinham mão de obra escrava e eram donatários  de terras, dessa forma o enriquecimento por parte de outras classes era praticamente impossível.
Perguntas interessantes