01. Defina:
a) Taxa de crescimento natural ou vegetativo
b) Taxa de natalidade
c) Taxa de mortalidade
d) Taxa de fecundidade
02. A ponte dois fatores que contribuíram para a queda da taxa de natalidade no Brasil.
03. Por que a população brasileira é marcada pela diversidade?
04. Para que os africanos foram trazidos da África para o Brasil entre os séculos XVI e XIX?
05. Entre os meados dos séculos XIX e XX quais foram os principais grupos de imigrantes que chagaram ao Brasil?
06. O que são comunidades quilombolas?
07. Qual o principal produto da economia nacional ate o século XIX?
08. Quais os problemas ambientais urbanos mais comuns?
09. Quais os produtos que mais se destacam na agricultura brasileira?
10. Que motivos atraíram as pessoas do campo para a cidade?
11. Defina migração pendular
12. Que nome se dá a esse processo de migração bastante importante no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem
b)Taxa de natalidade é a percentagem de nascimentos ocorridos em uma população, em determinado período de tempo. ... A taxa de natalidade é um índice obtido entre duas variáveis: a população de determinado período e a quantidade de nascimentos registrados no mesmo período.
c)Número total de óbitos, por mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a intensidade com a qual a mortalidade atua sobre uma determinada população. A taxa bruta de mortalidade é influenciada pela estrutura da população quanto à idade e ao sexo.
d)A taxa de fecundidade é um indicador demográfico que representa uma estimativa de quantos filhos uma mulher tem durante sua vida.
2)urbanização e inserção da mulher no mercado de trabalho
3) A população é marcada pela diversidade devido aos tempos de colonização em que Portugueses, indígenas e africanos mantinham contato.
4)Exploração da mão de obra de africanos escravizados no Brasil. A escravidão no Brasil iniciou no século XVI com o processo de colonização das terras brasileiras. ... Os africanos foram trazidos para o Brasil para realizar trabalho forçado, sem pagamento, mediante relação de subsistência e sob ameaças e violência.
5)As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. “Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos”, diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP).
6)As comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de dominação
7)O produto que marcaria o período começa a ganhar importância por volta do meio do século, constituindo-se logo no principal produto de exportação do país, chegando quase a preencher toda a pauta de exportação: esse produto era o café, e sua importância para a economia brasileira duraria ainda quase cem anos
8)Enchentes. As enchentes são um problema cada vez mais comum nas grandes cidades brasileiras. ...
Lixos urbanos. ...
Despejo de esgotos nos rios e canais. ...
Poluição sonora. ...
Emissão de gases. ...
Gabarito.
9)Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina, e ocupamos a segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
10)O êxodo rural aconteceu em uma época que acontecia revolução industrial, as pessoas vinham do campo à procura de trabalho nas novas indústria que estavam surgindo assim, a área rural foi perdendo sua população
11)A migração pendular é um fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária. A migração pendular, também chamada de migração diária, é caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país.
12)Êxodo rural: é o nome dado ao processo de migração de quem sai do campo para a cidade, em busca de melhores condições de vida.
Explicação:
espero ter ajudado e valoriza ai