01 - Debatemos bastante sobre o campo de atuação da História e seus conceitos. Percebemos que, dentro de uma visão mais positivista, a chamada História Oficial, não mais foi aceita como uma busca da verdade absoluta, tendo como base os documentos escritos. Assim nota-se que a História sofreu uma nova interpretação e um novo olhar já a partir das idéias dos Annales. Essa nova tendência, inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre propunha, além da valorização do tempo histórico de longa duração uma nova dimensão da História. Qual seria esse novo aspecto?
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Nos últimos vinte anos a cultura era dividida em duas: a erudita e a popular, entretanto havia uma fronteira móvel, podendo sempre identificar qual era erudita e qual era a popular. Chartier separa as diferentes definições sobre cultura popular em dois grandes modelos: o que a concebe como um sistema simbólico autônomo, e o que a percebe como dependente de referência a uma cultura dominante. O contraste entre essas duas perspectivas fundamentou todos os modelos cronológicos que contrariam um suposto auge da cultura popular e um tempo de censura e de constrangimentos que a desqualificam.
Chartier acredita que todas as formas culturais nas quais os historiadores haviam acreditado reconhecer a cultura do povo, permanecem hoje, como conjuntos mistos, abrangendo elementos de origens bem distintas, sendo assim, a cultura popular, é de alguma forma, aculturada e aculturadora: não podemos, portanto, identificá-la nem como totalmente distinta dos grupos dominadores, nem como totalmente por ela moldada.
Não há como distinguir a cultura popular através da distribuição, suposta e específica, de certos objetos ou códigos culturais. O que mais importa é a apropriação diferencial pelos grupos ou pelos indivíduos.
Chartier acredita que todas as formas culturais nas quais os historiadores haviam acreditado reconhecer a cultura do povo, permanecem hoje, como conjuntos mistos, abrangendo elementos de origens bem distintas, sendo assim, a cultura popular, é de alguma forma, aculturada e aculturadora: não podemos, portanto, identificá-la nem como totalmente distinta dos grupos dominadores, nem como totalmente por ela moldada.
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