01 – de acordo com o texto, o século xx foi marcado por grandes mudanças, inclusive nas artes, como isso refletiu nas produções artísticas, e quais efeitos tiveram sobre ela?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. O século XX foi marcado por grandes mudanças no mundo e na economia, bem como nas artes, a exemplo do surgimento de diversos movimentos artísticos pelo mundo e o surgimento da própria arte contemporânea e suas críticas sociais.
Resposta:
Pet 5- Artes
Semana 1
01 – O século XX foi marcado por grandes mudanças no mundo e na economia, bem como nas artes, a exemplo do surgimento de diversos movimentos artísticos pelo mundo e o surgimento da própria arte contemporânea e suas críticas sociais.
02 – Exemplos de tipos de sensações que ocorrem ao depararmo-nos com a produção artística contemporânea são a contemplação, a curiosidade e a crítica, visto que a arte contemporânea é muito conhecida pela estimulação do senso crítico e da imaginação. Ela é capaz de causar questionamentos e ao mesmo tempo aguçar a criatividade das pessoas.
03 – Temos que, ao produzir uma contemporânea, o artista propositalmente pode buscar causar no espectador a contemplação ou mesmo a estranheza, o que pode ser uma forma de fazer com que tal indivíduo reflita sobre o que acabou de visualizar.
Semana 2
01 – Belo é aquilo que tem forma ou aparência agradável, perfeita, harmoniosa. Que desperta sentimentos de admiração, de grandeza, de nobreza, de prazer, de perfeição. A arte descreve como belo tudo aquilo que é estético. Estética é o fundamento da arte e está relacionada à beleza da arte, a harmonia das formas e/ou cores. Dessa forma, entende-se como arte bela aquilo que possui estética agradável, o contrário seria a arte feia.
02 – Sim, pois a arte contemporânea valoriza mais o conceito, a atitude e a ideia da obra do que necessariamente o objeto final. A intenção é refletir de modo subjetivo sobre a peça artística, não apenas contempla-la pela sua natureza estética.
Vale ressaltar também que a arte contemporânea é algo que cada pessoa pode criar do seu jeito, não existe apenas um padrão como os diversos tipos artísticos das épocas antigas, como os que exigiam padrões de beleza da sociedade impostos nas pinturas, como uma família burguesa, palácios e etc.
03 – A adoção de um único conceito de beleza, além de ser restritiva, pode reforçar sentimentos de desprezo e preconceito em relação a todas as formas de apresentação estética que sejam diferentes do que foi escolhido e determinado como belo.
Semana 3
01 – "Fluxus" foi um movimento artístico de cunho libertário, caracterizado pela mescla de diferentes artes, primordialmente das artes visuais mas também da música e literatura.
02 – A inspiração veio do dadaísmo. O dadaísmo faz parte das vanguardas europeias, juntamente com outros movimentos artísticos como: cubismo, expressionismo, futurismo e surrealismo.
O dadaísmo foi criado com o objetivo de não aceitar os padrões estabelecidos. Apareceu ainda na primeira guerra mundial.
O movimento "fluxus" surgiu ainda na década de 1960. O grupo lutava contra a ideia da arte bela, àquela que deveria ser exposta somente em museus. O grupo defendia uma arte popular, a arte de rua.
03 – Pregavam a negação da obra de arte como um objeto raro e valioso, que deveria ficar exposto em um museu. Para eles, a arte tinha de estar nas ruas, nas ações e na interação com o público.
Semana 4
01 – Ao meu ver, a arte está ligada a liberdade de expressão, passando a visão do artista no que ele quiser expressar, passando a sua mensagem ao público, muitas vezes sendo críticas e até mesmo ideologias.
02 –O graffiti pode ser apresentado como modalidade artística que se desenvolveu nas cidades grandes, apresentando um desenho pintado, diante de um determinado suporto.
Essa modalidade pode ser importante meio de questionamento social e de conscientização também porque apresenta, por intermédio dos desenhos, importantes debates sociais, palavras de questionamento, e expressão de ideias.
O conjunto de tais elementos levam o observador a questionar e interpretar as ideias do artista.
03 – Sim. Renato Silveira pode ser apresentado como Artista plástico, antropólogo e comunicador brasileiro, que realiza importante papel social relacionado com a conscientização da população negra, com a luta pelo racismo e com a valorização das diversidades na sociedade nacional.
Sendo assim, as suas obras têm importantes questionamentos sociais, visando principalmente, abordar o tema do racismo e do negro na sociedade atual.
Apenas juntei todas as resposta aqui.
Espero ter ajudado!! : )