01. De acordo com o texto, entre os fatores que dificultam a prática da empatia está (A) a rigidez dos conceitos aprendidos ao longo da vida. (B) a incapacidade de mudança das redes cerebrais. (C) a propensão ao distanciamento por falta de comunicação. (D) a tendência a privilegiar os interesses particulares. (E) o receio de que a solidariedade crie vínculos de dependência.
Soluções para a tarefa
Parece que você se esqueceu de colocar o texto referente à pergunta. Segue em anexo.
Alternativa D.
Entre os fatores que dificultam a prática da empatia está a tendência a privilegiar os interesses particulares.
Logo no início do texto, lemos: "Além de as relações humanas serem complexas, há o fato de o individualismo ser uma característica cada vez mais recorrente, em razão da escassez de tempo das pessoas para se preocupar com o próximo."
Isso comprova que as pessoas são cada vez mais individualistas, pois estão mais preocupadas com si mesmas do que com os outros.
O texto afirma que há uma dificuldade em se praticar empatia, pois o individualismo está cada vez mais recorrente, assim, ao focar em suas atividades, não sobra tempo às pessoas para focar no auxílio ao próximo. Assim, a alternativa adequada é a D.
Empatia e individualismo
O texto também analisa um dado curioso, pois o Brasil não está entre os povos mais empáticos do mundo, assumindo o 51º lugar entre 63 dos países listados. No entanto, a empatia pode ser aprendida, sendo possível a povo brasileiro recuperar algumas colocações nesta classificação.
Continue estudando sobre Cidadania em: https://brainly.com.br/tarefa/19723960