01- Considere as seguintes situações ocorrendo com uma borracha numa sala de aula: I- Deitada no chão. II- Oscilando presa a um barbante (pêndulo). III- Caindo. Em que situação há uma força resultante não nula atuando na borracha?
a) Apenas em 1
b) Apenas em III
c) Apenas em I e II
d) Apenas em II e III
e) Em I, II e III
Soluções para a tarefa
d) Apenas em II e lll
● Primeiramente, considere que na natureza, existem forças que agem sobre os corpos.
Essas forças podem ser a força PESO,( devido ao campo gravitacional) a força NORMAL(devido ao contato com superfícies) a TRAÇÃO (em cordas), a de ATRITO( sentido opsto ao movimento ), a CETRIPETA( em trajetórias circulares) ,a ELÉTRICA ( devido a campos elétricos) MAGNÉTICA ( devido a campos campos magnéticos),etc....
● Considere ainda que na dinâmica, essas forças podem atuar de 3 maneiras diferentes:
☆ 1.SOMA DAS FORÇAS É NULA E O CORPO ESTÁ EM REPOUSo
Acontece quando há duas ou mais forças sobre um corpo ,mas elas acabam se anulando pois possuem o mesmo valor ,ma sentidos diferentes.
EX: borracha no chão no plano horizontal .Sobre a borracha há a força peso para baixo e a normal para cima,mas como essas forças possuem o mesmo valor e sentidos opostos,se anulam.
☆ 2.SOMA DAS FORÇAS É NULA,MAS O CORPO ESTÁ EM MOV.UNIFORME
Acontece quando as forças também se anulam igual ao caso anterior,mas o corpo está em movimento sem variar a sua velociade. Dessa forma,se um corpo está passando com uma velociade e se aplica uma força a ele,sua tendência é aumentar sua velocidade,mas se aplicar- se uma força no sentido opsto e com mesmo módulo,as forças se anulam e esse efeito é cortado,permanecemdo o corpo em velociade constante,como se não houvessem forças sobrre ele.
☆ 3.SOMA DAS FORÇAS É DIFERENTE DE ZERO E O CORPO ESTÁ EM MOV.UNIFORMEMENTE VARIADO
Acontece quando há uma ou mais forças atuando sobre o corpo em sentidos opostos,mas uma é maior do que a outra,então,existirá uma resultante obtida da subtração dessas forças .
*Vale ressaltar ainda que se há força resultante,o corpo não terá mais como permanecer em repouso ou com a mesma velocidade contante,tendo que alterá- la,PRODUZINDO ,ASSIM UMA ACELERAÇÃO.
EX1.: Corpo caindo( quando um corpo está caindo só há sobre ele uma força, que é o peso,logo,essa é a força resultante)
EX2.: Objeto oscilando em um pêndulo.Por mais que o objeto oscile com velocidade contante,não tendo ,portanto, aceleração escalar, objeto muda a sua trajetória constantemente, que deveria ser retilínea,para o centro,possuindo,assim,aceleração centripeta,ou seja,força centripeta ,que aponta para o centro e atia em trajetorias circulares.
● FORÇA RESULTANTE - EQUAÇÃO
m= massa
a= aceleração.