01. Considerando as circunstâncias histórica social e humana dos conhecimentos mítico, religioso e empírico. Avalie a realidade atual apontando para as situaçoes em que estas manifestações do conhecimento ainda permanecem vivas a ativas vivência do homem contemporâneo.
02. Sabemos que a ciência inegavelmente alcançou statuus de conhecimento verdadeiro, confiável, pragmático, etc. Estas características dão a este saber uma áurea de "supersaber". Neste sentido, este conhecimento é autossuficiente ou, mesmo nessa dinâmica, ele carece de uma valiação externa? Quem seria o responsável por esta missão e como realizála?
03. Vivemos em um mundo pragmático, voltado para as coisas práticas, para a eficácia e as soluções imediatas. Neste contexto, ainda há lugar para reflexão no mundo pós-moderno e teconológico?
04. Em se tratando de mundo educacional, como ficam as várias "filosofias" existentes que abordam e tratam do estudo dessa temática. É imprescindivel a reflexão filosófica na formação do magistério ou somente o aprendizado técnico de cada área específica se mostra como suficiente?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
1 - A religiosidade ainda é um pensamento mítico muito forte que tende a dar significado além da vida racional do homem. Além disso, ela ainda tende a modelar seu caráter e suas ações.
2- Esse tipo de conhecimento não é autossuficiente pois ainda precisa dos outros conhecimentos para existir. Pode-se dizer que a ciência trabalha a favor da comprovação ou não de outros conhecimentos.
3- Ainda existe lugar para reflexão e ele deve ser respeitado pois somente assim o homem conseguirá evoluir ainda mais.
4- Para a formação de cada área específica é preciso o desenvolvimento da técnica, prática e reflexão. Ambas as ações tornam a profissão mais completa.
Perguntas interessantes