01- Como você analisa a posição adotada por Bacon em relação à religião e ciência?
Soluções para a tarefa
Resposta:
cocoshsjdhdudhdhdjuddhrhf
Resposta:
O método de Bacon
Se os filósofos antigos estavam certos em colocar a natureza como ponto central em suas preocupações teóricas, segundo Bacon, eles falharam por não terem aplicado um método adequado que os possibilitasse a construção de um conhecimento mais sólido do que o conhecimento que a mente humana, em suas palavras, “errática” e “desordenada”, era capaz de construir por si mesma. A mente humana só pode ser ordenada por um conjunto de regras e, apenas após essa ordenação, é que podemos obter conhecimento.
O método que Bacon elaborou partiu da crítica do método de indução “vulgar” que, segundo ele, fora desenvolvido por Aristóteles. Nessa forma de indução, também conhecida como indução enumerativa, uma conclusão era elaborada a partir de um exemplo particular e aplicada de forma geral a outros casos.
Embora entre o método indutivo de Bacon, ao qual ele se refere como “indução eliminativa”, e a indução enumerativa possa haver pontos em comum, as diferenças são mais relevantes — “infinitas”, em suas palavras.
A primeira diferença é que Bacon pretendia com seu método examinar as coisas a partir de muitos exemplos e considerando os casos em que a conclusão não comprovaria a hipótese.
A segunda diferença é que, pelo seu método, Bacon não passaria com tanta pressa do particular para o geral, buscando uma ordenação entre aquilo que formulou a partir dos dados dos sentidos. O progresso do particular ao geral seria metódico e seguro para não correr riscos de afirmar proposições que não poderiam ser consideradas válidas depois de um exame mais atento.
Por fim, a indução eliminativa procura por causas e, assim, por meio dela, pode-se demonstrar alguma teoria e descobrir novas. A indução enumerativa, não, justamente por tirar conclusões sem analisar os fatos de forma segura.