01) Como a globalização impacta positiva ou negativamente as migrações? 02) Qual o papel do Consenso de Washington na mitigação ou no aumento da desigualdade? 03) Em linhas gerais em que consiste o Consenso de Washington? 04) O Consenso de Washington foi bom para o Brasil? Justifique sua resposta 05) Porque alguns autores falam de uma “desigualdade de forças entre distintos atores no contexto da globalização”?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)discrepâncias entre o discurso e a prática que marcam o atual processo de globalização econômica e suas implicações para a migração internacional. Examina também as vantagens e desvantagens da migração internacional sob diversos aspectos. Sugere a formulação de políticas migratórias que revalorizam os aspectos positivos da migração, enquanto se trabalha na redução dos seus efeitos negativos.
2)O Consenso de Washington foi a forma como ficou popularmente reconhecido um encontro ocorrido em 1989, na capital dos Estados Unidos. Nesse encontro, realizou-se uma série de recomendações visando ao desenvolvimento e à ampliação do neoliberalismo nos países da América Latina.
3)O Consenso de Washington foi um símbolo desse processo mais largo de neoliberalização da economia internacional. Elaborado em 1989 – mesmo ano da queda do muro de Berlim –, constituiu-se num conjunto de dez medidas de política econômica que os países da América Latina e de outras regiões deveriam seguir.
4)A partir do século XI, as inovações tecnológicas, como, por exemplo, a utilização da charrua (uma espécie de arado), da ferradura nos cascos de cavalos e da rotação de cultura proporcionaram o aumento da produção agrícola. Com mais produção de alimentos, o trabalhador passou a acumular produtos e a vendê-los nas feiras das grandes rotas comerciais