01 – Comente os aspectos nos quais os vírus diferem dos demais seres vivos.
02 – Diga como os vírus podem ser classificados com base nos ácidos nucléicos.
03 – Descreva o ciclo reprodutivo lítico e lisogênico.
04 – Quanto as características gerais como podemos identificar os vírus?
05 – Cite três doenças causadas por vírus bem como seus sintomas e prevenção.
Soluções para a tarefa
Resposta:
vc é corintiano é 3u nao gosto de corintiano
1) Os vírus diferem dos demais seres vivos pela ausência da organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e por não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira. São parasitas obrigatórios e, consequentemente, responsáveis por várias doenças infecciosas.
2) Os vírus são classificados de acordo com o tipo de ácido nucleico, de acordo com a forma do capsídeo e também pelos organismos que eles são capazes de infectar. Veja os exemplos a seguir. Adenovírus: formados por DNA, por exemplo o vírus da pneumonia. Retrovírus: formados por RNA, por exemplo o vírus HIV.
3) A disseminação do RNA viral no ciclo lítico é feita pela produção de milhares de vírus capazes de infectar outras células, enquanto que no ciclo lisogênico, essa disseminação é realizada pela reprodução normal da bactéria infectada. O ciclo lisogênico não provoca a lise da célula hospedeira.
4) Ele não tem células. Um primeiro ponto importante a ser considerado é que os vírus não são considerados seres vivos, uma vez que eles não possuem uma estrutura de célula. Eles são parasitas intracelulares obrigatórios, o que significa que são completamente dependentes de outras células para se reproduzir.
5)
- Aids.
- Catapora.
- Caxumba.
- Chikungunya.
- Condiloma acuminado.
- Dengue.
- Ebola.
- Febre amarela.
Lavando bem as mãos pois o detergente ou sabão destroi a capa de gordura do vírus