01) Com relação a estrutura econômica do Antigo Egito, é correto afirmar que:
a) Baseava-se na produção agrícola controlada pelo estado e realizada pelas comunidades aldeãs na forma de tributos, inexistindo a propriedade privada da terra.
b) Baseava-se no comércio marítimo de especiarias, azeite e vinho, espraiado pelo mar Mediterrâneo.
c) Baseava-se na produção agrícola realizada por camponeses e pequenos proprietários livres e voltada para o comércio exterior.
d) Baseava-se no comércio de trigo e cevada com a Núbia e a Fenícia.
d) Baseava-se na produção agrícola realizada por escravos em pequenas estruturas produtivas situadas nas margens irrigadas do rio Nilo.
02) Analise cada uma das seguintes afirmativas relacionadas ao Antigo Egito e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
(__) Dos tipos de escrita egípcia, a hieroglífica era a mais primitiva, utilizada pelos sacerdotes; no entanto, no Antigo Egito os outros tipos de escrita existentes foram o hirático, o demótico e o etrusco.
(__) Pode-se dizer que a história do Egito tem início com a sedentarizarão das populações que viviam às margens do Nilo, evoluindo para os nomos no IV milênio aC.
(__) Na crença egípcia, a vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servir-lhe de moradia.
(__) Apesar da preocupação com as cheias e vazantes do Nilo e com a natureza em geral, os egípcios pouco interessaram-se pelos estudos científicos.
(__) O governo do Egito Antigo era teocrático, pois o faraó era considerado o filho do deus-sol, Amón-Rá, e encarnação de Hórus, o deus-falcão.
Quais são, respectivamente, as afirmativas corretas?
a) F – V – V – F – F
b) V – V – F – V – F
c) V – V – F – F – V
d) V – V – F – F – F
e) F – V – V – F – V
03) Na Antiguidade Oriental, desenvolveram-se as primeiras civilizações, geralmente às margens de rios. Os egípcios caracterizaram-se:
a) pelo politeísmo e pela economia baseada no comércio.
b) pela rígida divisão social e pelo Estado teocrático.
c) pela importância da religião e pela mobilidade social.
d) pela agricultura e pela fundação de cidades-estados.
e) pela descentralização política e pela escravidão.
04) Sobre o Egito antigo, é correto afirmar que:
a) a religião desempenhava um papel fundamental na cultura egípcia, com o culto ao Deus Shiva da fertilidade da terra.
b) os egípcios inventaram o alfabeto, composto de 22 letras consonantais, influenciando o alfabeto grego, base de várias línguas modernas.
c) as obras literárias baseadas em princípios morais e religiosos circulavam entre os aristocratas e camponeses.
d) a economia era baseada na agricultura e na criação, atividades vinculadas a um complexo sistema de irrigação.
e) a arquitetura funerária representava a religiosidade dos egípcios. As pirâmides eram usadas como túmulo para toda a população.
05) A religião estava presente em todos os aspectos da vida no Antigo Egito. A medicina, inclusive, era impregnada de elementos mágicos e religiosos.
A relação entre religião e medicina no Antigo Egito era evidente na medida em que:
a) as práticas médicas estavam voltadas apenas para o tratamento dos faraós, cuja imagem era associada aos deuses.
b) as técnicas desenvolvidas na medicina foram estimuladas pela necessidade de preservar o corpo para a vida após a morte.
c) os médicos, recrutados entre as mais altas camadas sociais, acumulavam também a função de promover o culto religioso.
d) os médicos queriam prolongar a existência terrena, estimulados pelas crenças religiosas que negavam a imortalidade da alma.
06) Na Antiguidade, a civilização egípcia baseou a sua organização socioeconômica de acordo com:
a) o modo de produção escravista, no qual um governo despótico controlava a construção de obras hidráulicas, utilizando somente o trabalho escravo.
b) o modo de produção servil, resultante da imensa influência religiosa do faraó, o supremo sacerdote, que deveria ser adorado e servido por todos os seus súditos.
c) o modo de produção asiático, baseado no Estado despótico onde predominava a servidão coletiva, na qual o indivíduo trabalhava a terra como membro da comunidade e servia, dessa maneira, ao Estado.
d) o sistema de servidão coletiva, sendo os membros da comunidade submetidos aos trabalhos ligados à construção de sistemas hidráulicos, para a distribuição comunitária da produção agrícola resultante.
e) o modo de produção escravista, sendo os povos capturados em guerra transformados em escravos do faraó, proprietário das terras e cultuado como deus em todo o Egito.
Soluções para a tarefa
Sobre os aspectos do Egito Antigo, temos que a resposta certa é a:
1 - d) Baseava-se na produção agrícola realizada por escravos em pequenas estruturas produtivas situadas nas margens irrigadas do rio Nilo.
2 - c) V – V – F – F – V
3 - b) pela rígida divisão social e pelo Estado teocrático.
4 - d) a economia era baseada na agricultura e na criação, atividades vinculadas a um complexo sistema de irrigação.
5 -b) as técnicas desenvolvidas na medicina foram estimuladas pela necessidade de preservar o corpo para a vida após a morte.
6 -e) o modo de produção escravista, sendo os povos capturados em guerra transformados em escravos do faraó, proprietário das terras e cultuado como deus em todo o Egito
Importante notar assim que o Egito antigo foi uma das principais civilizações do mundo antigo tendo dado diversas contribuições como por exemplo, o tipo de escrita, que hoje não é mais usado.
Além disso, ainda tivemos o desenvolvimento de diversas técnicas de agricultura, bem como de pecuária o que possibilitou mudanças significativa na produção bem como a possibilidade de sedentarização do povo.
espero ter ajudado!
Resposta:
letra b porque fica em segundo lugar no mapa terrestre e suas tecnologias e revoluções