01. Cite e descreva os três sentidos da ideologia.
02. Quem foi o primeiro filósofo que apresentou o termo ideologia e qual era a sua intenção.
03. Qual é o posicionamento quanto ao sentido de ideologia de Marx e Engels?
04. Qual é a relação entre a indústria cultural e o lazer alienado?
05. Segundo Marx, capital e trabalho apresentam um movimento constituído de três momentos fundamentais. Cite e descreva-os.
Urgenteeeeeee por favor alguém me ajudaaa
Soluções para a tarefa
1-a)No marxismo, a forma total da ideologia social inclui um sistema ideológico que legitima o poder econômico da classe dominante (ideologia burguesa) e um sistema ideológico que expressa os interesses revolucionários da classe dominante (ideologia proletária ou socialista).
b)O sistema ideológico apoiado pelos grupos sociais reflete, racionaliza e defende seus próprios interesses e compromissos institucionais, sejam eles morais, religiosos, políticos ou econômicos.
c)Um conjunto de crenças filosóficas, sociais, políticas, etc. Uma pessoa ou grupo de pessoas.
2- O primeiro filosofo a apresentar o termo ideologia foi Antoine Destutt de Tracy (1754-1836), filósofo francês, em seu livro Fundamentos da ideologia (1801-1815) e seu objetivo era apresentar a ideologia como uma ciência do pensamento, aqui, é considerada em um sentido amplo, sobre o estado de consciência, sobre a percepção de si mesmo e do meio ambiente.
3- A ideologia se baseia na visão da realidade a partir da visão da classe que detém o monopólio dos meios de produção material e intelectual.
4- Tendo em mente que a indústria cultural é a transformação em produto padronizado dos meios culturais por meio da produção industrial, o lazer alienado é relativo ao consumo alienado desses meios culturais, pois o excesso de produtos culturais postos a consumo dessas pessoas não dá tempo delas pensarem criticamente no que elas consomem.
5-Primeiro, "a unidade direta e indireta dos dois";
Significa primeiro unir-se, depois separar-se e não se conhecer, mas apoiar-se mutuamente e promover-se mutuamente como uma condição positiva;
Em segundo lugar, “a oposição dos dois”, porque se excluem mutuamente, os trabalhadores sabem que o capitalista nega a sua existência e vice-versa;
Em terceiro e último lugar, “todos estão contra si mesmos”, porque o capital é ele mesmo e seu oposto, isto é, trabalho;
Por sua vez, o próprio trabalho e seu oposto são mercadorias, ou seja, capital.
questão para estudo:https://brainly.com.br/tarefa/44575052