01 – (CEPERJ) Durante a filosofia escolástica, destaca-se o nome de Guilherme de Ockham, por conta de seu pensamento pautado por um princípio de economia. Segundo Etienne Gilson, em A filosofia na Idade Média, Ockham não se cansava de repetir que, se quisermos uma proposição que nos garanta, ao mesmo tempo, a sua verdade e a realidade que ela afirma, precisaremos de uma: * 1 ponto a) Criação artística b) Meditação Expeculativa c) Fé inegociável d) Evidência imediata
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- d) Evidência imediata
2- c) palavras instituídas por convenção, dotadas de significação das coisas
Segundo Etienne Gilson, em "A Filosofia na Idade Média", Ockham não se cansava de repetir que, se quisermos uma proposição que nos garanta, ao mesmo tempo, a sua verdade e a realidade que ela afirma, precisaremos de uma: evidência imediata.
Guilherme de Ockham, filósofo franciscano, cunhou ideias sobre fé, razão, liberdade, conhecimento e etc. Seu pensamento é inovador, porque, diferentemente de São Tomás de Aquino, dominicano, Ockham distinguia razão de fé e não acreditava que havia uma relação entre os conceitos. Para ele, a teologia deveria se basear, apenas, na fé, pois a razão não consegue explicar o que é subjetivo.
Segundo o autor, o indivíduo é único e tudo o que é conhecido por ele o é de modo individual e particular. Logo, não existe universalidade no conhecimento experiencial nem possibilidade de conhecimento metafísico neste campo. Conhecer é sentir. Nisso consiste a Navalha de Ockham, teoria pela qual o filósofo "corta" tudo o que não for simples ao conhecimento humano e que não for adquirido na sua realidade prática.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/23693833