01- Assim como os movimentos anteriores ao Séc. 20, vamos analisar com calma cada uma das imagens e
relacioná-las aos seus períodos/movimentos artísticos. Peço então que resumam em 2 linhas cada um dos
movimentos acima, para que memorizem o que é mais importante.
02- Agora faça uma análise crítica de como a arte vem evoluindo ao longo dos séculos.
Soluções para a tarefa
Dois movimentos artísticos anteriores ao século XX podem ser definidos como:
Realismo, que foi predominante diante segunda metade do século XIX, representando de forma ampla a natureza por meio de utensílios fotográficos, ilustrando a realidade animal, bem como da paisagem.
Outro movimento foi o Impressionismo, que rejeitava o uso de figuras idealizadas, incentivando assim emprego de técnicas artísticas inerentes ao renascimento.
Resposta:
Fauvismo (séc. 20): A principal característica desse movimento foi a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras.
Expressionismo (Século 20): Movimento cultural de vanguarda, focado na interiorização da criação artística, projetando uma reflexão individual e subjetiva.
Cubismo (Século 20): Se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. É um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu na França.
Futurismo (Século 20): Conhecido como concretização da pesquisa no espaço bidimensional. Procurou-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelasfiguras em movimento no espaço.
Dadaísmo (Século 20): Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.
Abstracionismo (Século 20): Esta arte suprimiu a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito.
Surrealismo (Século 20): Se manifesta por meio de qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse qualquer controle, pintores tentavam recriar as imagens do subconsciente.
Op–art (Século 20): Defendia menos expressão e mais visualização. surgiu em 1950 e simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante, porém excessivamente cerebral e sistemático mais próximo das ciências do que das humanidades.
Pop-art (Século 20): Criado em 1954, representa os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo dos Estados Unidos. Uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato.
Explicação: