01. As mobilizações para promover um planeta melhor para as futuras gerações são cada vez frequentes. A maior parte dos meios de transporte de massa é atualmente movida pela queima de um combustível fóssil. A título de exemplificação do ônus causado por essa prática, basta saber que um carro produz, em média, cerca de 200g de dióxido de carbono por km percorrido.Revista Aquecimento Global. Ano 2, no 8. Publicação do Instituto Brasileiro de Cultura Ltda.Um dos principais constituintes da gasolina é o octano. Por meio da combustão do octano é possível a liberação de energia, permitindo que o carro entre em movimento. A equação que representa a reação química desse processo demonstra que: *
a) no processo há liberação de oxigênio, sob a forma de O2.
b) o coeficiente estequiométrico para a água é de 9 para 1 do octano.
c) no processo há consumo de água, para que haja liberação de energia.
d) o coeficiente estequiométrico para o oxigênio é de 13,5 para 1 do octano.
02. O mais tangível de todos os mistérios visíveis - fogo." (Leigh Hunt)A frase acima traduz a complexidade na definição dos aspectos físicos de uma chama. Marque a alternativa correta em relação ao estado físico do fogo: *
a) estado sólido
b) estado de plasma (fluido
c) fogo é energia, não possui estado físico
d) dois estados físicos: sólido (chama) e gasoso (fumaça)
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-B
2-B
Explicação:
1- A alternativa correta é a “b”, a reação de combustão do octano é expressa por C8H18 + 25/2 O2 → 8 CO2 +9 H2O.
2- A alternativa correta é a “b”, uma chama é a taxa de energia ou calor liberado por unidade de tempo e por unidade de comprimento. O fogo possui dois estados físicos: gasoso e plasma, portanto, pode-se dizer que a chama, por possuir temperaturas mais elevadas, encontra-se no estado de plasma.
As alternativas correta são respectivamente: 1) o coeficiente estequiométrico para o oxigênio é de 13,5 para 1 do octano e ; 2) dois estados físicos: sólido (chama) e gasoso (fumaça).
Vamos aos dados/resoluções:
Para a primeira questão temos que na combustão completa todos os átomos de carbono são oxidados formando dióxido de carbono e água. Portanto, a equação da reação que representa a combustão completa, no que diz respeito ao octano é:
C8H18 + 02 > 8CO2 + 9H20
Com isso, veremos que o coeficiente estequiométrico para o oxigênio específico será de 12,5 para 1 de octano.
Para a segunda questão temos que: O fogo é compreendido como uma mistura de dois elementos físicos, como chama em si e que se apresenta no estado sólido juntamente a fumaça, que irá apresentar-se dentro do estado físico gasoso.
E isso se deve ao fato de que o fogo apresenta uma mistura de várias moléculas químicas, as quais apresentam-se em diferentes estados e graus de agitação, resultando em ambos estados físicos.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
1-B O coeficiente estequiométrico para a água é de 9 para 1 do octano
2-B Estado de plasma (fluido