01. As diferentes ideias presentes nas tradições religiosas sobre a imanência e a transcendência procuram dar sentido à vida, mostrando a diferença entre o material e o imaterial no contexto religioso, mas também como eles podem se encontrar.
Com base no texto, marque as respostas corretas em cada questão.
A. O termo imanência:
a) Faz referência a algo que não possui um fim externo e superior a si.
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b) Refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e o seu fim.
c) Há uma entidade primeira e separada da matéria que é a parte integrante e indissociável.
d) Está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo.
B. No contexto religioso, a imanência pode estar relacionada a qual (quais) tradições religiosas?
a) Islâmicas e Cristianismo.
b) Judaico-Cristã e Panteístas.
c) Panteístas, africanas e indianas.
d) Transcendentes, judaica e Islâmica.
C. Sobre a transcendência, que frases estariam corretas?
a) Transcendência se refere a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.
b) Transcendência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo.
c) Transcendência está ligada à realidade imaterial de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.
d) A figura de Jesus Cristo é a personificação imanente do Deus transcendente.
02. Responda:
a) É possível compreender as categorias imanência e transcendência além de uma visão religiosa? Explique.
b) Quais são as duas realidades apontadas pelo filósofo Platão?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá tudo bem!
Explicação:
As diferentes ideias presentes nas tradições religiosas sobre a imanência e a transcendência procuram dar sentido à vida, mostrando a diferença entre o material e o imaterial no contexto religioso, mas também como eles podem se encontrar.
A imanência faz parte da união de um princípio básico que não se pauta em outras ordens, ou seja, ele tem seu próprio início e fim, sendo essa a alternativa que melhor completa o enunciado: letra B.
A imanência se apresenta como um conceito filosófico, ou seja, ela reflete a presença de elementos interiores como parte de algo interior, ela se difere da transcendência.
Por fim, a transcendência está ligada ao alcance espiritual elevado, ou seja, quando o indivíduo se desprende das coisas materiais e se conecta com o espiritual em elevação.
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Seguindo como base a questão número 1, a imanência está associada a presença de elementos como parte de algo que é interior de si mesmo, não a transcendência. Logo, as tradições religiosas que melhor apresentam esse sentido são as Panteístas, as africanas e as indianas. Letra C.
O panteísmo é diferente do teocentrismo que acredita apenas em Deus como uma entidade soberana sobre todas as coisas ou até mesmo do antropocentrismo que vê o homem e a razão como o centro de todas as coisas, perspectiva associada as tradições religiosas indianas por centenas de séculos, assim como as africanas.
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A transcendência se apresenta a partir das diferentes realidades que baseiam em um fim externo, ou seja, superior ao próprio indivíduo. Logo, a alternativa A se apresenta como correta.
A transcendência está ligada ao alcance espiritual elevado, ou seja, quando o indivíduo se desprende das coisas materiais e se conecta com o espiritual em elevação.
Por fim, podemos citar alguns exemplos de transcendência como: o fato de existir uma entidade superior a nós humanos, sendo originada pelo todo e dando base para diferentes religiões que buscam o alcance espiritual a partir do transcender.
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2) Não é possível compreender as categorias de imanência e transcendência além de uma visão religiosa pelo fato de cada indivíduo possuir uma interpretação sobre o alcance espiritual, tanto de transcendência quanto de imanência.
A vida eterna é uma busca que ainda não conhecemos se é verdadeira, por isso, ela acaba atrelada apenas a religião.
As duas realidades apresentadas por Platão são: a realidade material e a sensível.
Platão analisava que dentro do mundo dos sentidos existia uma realidade abstrata, que se baseava no campo das ideias, onde as situações e elementos ao redor do indivíduo são perfeitos e eternos, onde nós só poderíamos chegar neste tipo de conhecimento obtendo a razão.
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