01 - Ao submergir em águas marítimas, o mergulhador sofre aumento de pressão atmosférica na medida em que afunda. A equação p = 0,1x + 1 relaciona a pressão atmosférica (p) sofrida pelo mergulhador, medida em atmosfera (atm), com a profundidade (x) que ele atinge, medida em metro (m).
-
a) Qual é a medida da pressão atmosférica, em atm, sofrida pelo mergulhador a 18 metros de
profundidade?
-
b) O limite máximo de profundidade para o mergulho recreacional, de acordo com a PADI (Professional Association of Diving Instructors), é 40 metros. Nessas condições, qual é a variação depressão atmosférica, em atm, que um mergulhador recreacional pode sofrer, de acordo comessa instituição?
-
c) Quando nos referimos ao mergulho comercial, estamos falando de pessoas que muitas vezes
atingem altíssimas profundidades em seus empregos. É o caso de pessoas que mergulham para trabalhar na fixação de estruturas de pontes ou em plataformas de petróleo, por exemplo. Esses mergulhadores podem sofrer pressão atmosférica medindo até 31 atm. Nessas
condições, qual é a variação de profundidade, em metro, que um desses mergulhadores pode
atingir?
Soluções para a tarefa
Resposta:
olá, espero ter conseguido ajudar.
a) p= 0,1x + 1
p= 0,1.18 + 1
p= 1,8 + 1
p= 2,8 atm
b) p= 0,1x + 1
p= 0,1. 40 + 1
p= 4,0 + 1
p= 5 atm
c) p= 0,1x + 1 0,1x = 30
31= 0,1x + 1 x = 30,0
-0,1x = 1-30 0,1
-0,1x = -30 (-1) x= 300m
(a) A variação de pressão é 2,8 atm.
(b) A variação de pressão é 5 atm.
(c) A profundidade máxima é 300 metros.
Esta questão está relacionada com equações algébricas. As equações algébricas são as expressões que possuem uma incógnita em forma de letra. Desse modo, para determinar o valor da expressão, devemos substituir um valor para essa incógnita. Assim, a função varia de acordo com o valor utilizado.
Na primeira alternativa, devemos calcular a medida da pressão atmosférica, em atm, sofrida pelo mergulhador a 18 metros de profundidade. Por isso, vamos substituir o valor de x=18 na equação e calcular o valor de p. Portanto:
Na segunda alternativas, devemos calcular a variação depressão atmosférica, em atm, que um mergulhador recreacional pode sofrer. Para isso, vamos substituir o valor de x=40 na equação e calcular o valor de p. Portanto:
Na terceira alternativa, devemos calcular a variação de profundidade, em metro, que um desses mergulhadores pode atingir. Logo, vamos substituir o valor de p=31 na equação e calcular o valor de x. Portanto: