01- Analise as afirmativas sobre o processo de colonização do estado de Mato Grosso
durante o governo militar e assinale a alternativa **incorreta**.
a) O governo militar desenvolveu políticas de colonização entre as décadas de 1970
e 1980 que prestigiaram os povos indígenas e os povos da floresta.
b) Durante as décadas de 1970-1980 foram implantados no Estado de Mato Grosso
268 projetos de colonização particular (empresarial) sendo 84,9% voltados para a
atividade agropecuária
c) As ações fundiárias do Governo Federal no Estado, referentes à regularização,
compra e venda de terras e a implementação de projetos de colonização oficial e
dirigida, ficaram sobre a responsabilidade do INCRA.
d) Na Região Norte e Meio-Norte do Estado de Mato Grosso surgiram várias cidades se
em virtude da existência das empresas colonizadoras nessas árease) Dentre os benefícios de atração cedidos às empresas podemos destacar a
facilidade de acesso à terra e as vantagens financeiras
Soluções para a tarefa
Resposta:
LIVROS E LIVRETOS
A floresta habitada: História da ocupação humana na Amazônia
Apresentação
A história de ocupação da Amazônia começa quando levas de imigrantes asiáticos chegaram ao vale do Amazonas há mais de 14 mil anos. No momento em que essas populações passaram a desenvolver a agricultura e viver numa mesma área de terra, sociedades indígenas diversas e mais complexas emergiram nessa região. Esses povos mais desenvolvidos viveram na Amazônia cerca de 2 mil anos antes da chegada dos europeus manejando a floresta de forma adaptada. Dela, eles extraíam os recursos necessários para a sua sobrevivência e desenvolvimento.
Assim, no século 16, quando os europeus atingiram o rio Amazonas, encontraram uma floresta habitada por povos indígenas diversos culturalmente que sustentavam populações numerosas. Infelizmente, durante a conquista e a colonização portuguesa desse território – baseadas nas atividades de coleta de produtos naturais e agricultura –, as populações indígenas foram reduzidas drasticamente, sobretudo por causa das doenças trazidas pelos europeus.
No século 19, a Amazônia estava composta principalmente por indivíduos miscigenados (índios, brancos e negros), os quais deixaram de concentrar seus esforços na coleta de produtos naturais e na agricultura para viver em função do grande do ciclo econômico da borracha. Esse ciclo enriqueceu os barões de Belém e Manaus e promoveu o desenvolvimento arquitetônico e cultural dessas duas principais cidades amazônicas.
Após a crise do ciclo da borracha, a Amazônia entrou num período de estagnação e, assim, na primeira metade do século 20, ficou distante e esquecida do restante do Brasil. Somente a partir de 1960, com os planos de integração nacional, descoberta de minérios e grandes projetos de desenvolvimento, a região voltou a crescer e receber novos migrantes de todo o Brasil, principalmente do Sul do país. Esse período, contudo, marca uma mudança drástica na paisagem da Amazônia: a devastação da floresta – provocada principalmente pela abertura de estradas para o estabelecimento de pastos e exploração de madeira predatória.
Atualmente, no século 21, o desafio dos povos que habitam a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, é integrar desenvolvimento econômico com proteção de seus recursos naturais. Para isso, muitas inciativas estão sendo desenvolvidas, entre as quais a criação de áreas protegidas (Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Terras Quilombolas) e o combate ao desmatamento.
Primeiros habitantes da Amazônia
Vamos começar nosso passeio histórico por volta de 14 mil anos quando levas de imigrantes asiáticos chegam ao vale do rio Amazonas. Você deve estar perguntando a si mesmo: asiáticos? Sim, a hipótese mais aceita atualmente entre os historiadores é a de que o homem chegou às Américas há mais de 20 mil anos pelo estreito de Bering. Essa conexão terrestre estava exposta durante as últimas glaciações (100.000 – 10.000), quando o nível do mar era mais baixo. Isso permitiu a travessia a pé de populações por uma ponte natural ligando o continente asiático à América do Norte. Observe na figura abaixo as prováveis rotas do ser humano para as Américas.
Hipótese é uma formulação provisória sobre a realidade. Diante dos fatos ou demonstrações lógicas ela pode tornar-se uma verdade ou não.
chegada do homem a america 300x150 - A floresta habitada: História da ocupação humana na Amazônia
/chegada-do-homem-a-america
Há ainda outras duas hipóteses sobre a chegada de chineses às Américas. A primeira é a de que os asiáticos também desbravaram a região no início da era Cristã. Conta-se que, em 499, um monge budista chamado Hui Shen chegou a uma terra distante 8 mil milhas náuticas (14.816 quilômetros) ao leste da China. Essa terra ficou conhecida como Fusang, palavra chinesa para designar “planta comum no leste, onde nasce o sol”. Há uma evidência para a real existência de Fusang descrita pelos chineses – o mapa de Harris[1], que mostra a sua localização aproximadamente onde está a América do Norte.
Explicação:
ok
como eu vim parar aqui kkkjksvh