01- A tira apresenta situações em que Guilber fica em duvida sobre a escolha a fazer. Nos três casos, que estrutura sintática ele utilizou para expressar sua dúvida? Explique.
A- Classifique as orações que constituem os enunciados dos quadrinhos da tira.
B- Explique por que o uso desse tipo de estrutura sintática é fundamental para a criaçao do sentido da tira.
C- No terceiro quadrinho, Guilber cita um jogo de RPG (Tibia), disputado via internet. Explique de que maneira a situação apresentada nesse quadrinho contribui para a construção do efeito de humor da tira.
Soluções para a tarefa
1. Ele utilizou períodos compostos por orações coordenadas, cuja segunda oração sempre inicia pela conjunção "ou".
A) Em cada quadrinho, há duas orações. As primeiras são coordenadas assindéticas ("ver o filme" / "estudar português" / "jogar tíbia"). As segundas são coordenadas sindéticas alternativas ("ou ler o livro" / "ou exercitar matemática" / "ou jogar tíbia").
B) Porque a tira traz situações que mostram escolhas entre coisas excludentes. E as orações coordenadas alternativas são adequadas para isso, pois expressam que escolher significa abrir mão da outra possibilidade.
C) Nos dois primeiros quadrinhos, Guilber vinha apresentando alternativas excludentes. Mas, no último quadrinho, ele apresenta alternativas idênticas. É aí que está o humor da tira: nessa "falsa" alternativa. Qualquer que seja a escolha dele o resultado será o jogo de tíbia.
Bons estudos!
1. Guilber se utilizou de orações coordenadas para expressar a dúvida que sentia naquele momento.
A- Guilber utilizou um conjunto de orações coordenadas do tipo assindéticas e, em um segundo momento, fez o uso de outras orações classificadas como coordenadas do tipo sindéticas alternativas
B- O sentido humorístico da tira apresentada pelo enunciado consiste justamente em demonstrar algumas escolhas que devem ser únicas, escolhendo uma em detrimento de outra, tornando essa uma decisão bastante difícil a ser tomada por ele.
C- O humor está inerente à decisão final do personagem que sempre foi jogar com seus amigos, dando a falsa impressão de que ele gostaria igualmente de fazer outra coisa que não fosse jogar.
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