01) A páscoa judaica, a principio, comemorava o evento do filho primogênito”, porém, as lideranças
judaicas nos dias atuais atribuem essa festa a:
O O natal, o nascimento de Jesus Cristo
( ) A morte de Jesus Cristo
( ) A libertação do povo judeu da escravidão no Egito
( A ressurreição de Jesus Cristo
Soluções para a tarefa
Resposta:
(x) A libertação do povo judeu da escravidão no Egito
Explicação:
A Páscoa (Pessach)/Passagem é uma celebração de origem judaica. Ela marca o momento em que Deus poupou os primogênitos (primeiros filhos) israelitas e libertou o povo judaico da escravidão egípcia. Mais informações podem ser encontradas em Êxodos 12. Um dos procedimentos ali feitos foi a passagem do sangue de cordeiros nos umbrais das portas das casas dos israelitas. A páscoa israelita, em suma, comemora a libertação da escravidão egípcia que afligia os israelitas, bem como o livramento de Deus sobre os primogênitos hebraicos.
A Páscoa é também celebrada pelos cristãos. Ela marca a libertação da escravidão, desta vez não dos egípcios. mas dos nossos próprios pecados. A Páscoa é memorada como a ressureição de Cristo Jesus, o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29). Para os cristãos, os escritos do Antigo Testamento comprovam Jesus Cristo como Messias. Um exemplo seria um verso de Isaías 53 que diz "ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca". Dessa forma, Jesus é considerado como a realização do prelúdio da primeira páscoa. Assim como o sangue de um cordeiro havia sido utilizada na páscoa israelita, o sangue de Jesus Cristo foi derramado para perdão dos nossos pecados. A páscoa cristã, em suma, comemora a ressureição de Cristo Jesus.
Levando isso em consideração, os atuais judeus seguem a espera de um Messias, enquanto os cristãos alegam que o Messias, Salvador, já veio e é o próprio Jesus Cristo. Nesse sentido, como a questão aborda a perspectiva de uma suposta liderança judaica, suponho que a afirmativa mais adequada seja a terceira: "A libertação do povo judeu da escravidão no Egito", já que todas as outras mencionam Jesus Cristo.