01. A palavra __________________, em seu sentido político, pode ser usada de duas formas.
Uma corresponde a um país soberano, politicamente organizado em um território. A segunda forma corresponde à divisão política interna de algumas nações que formam uma federação, como no caso do Brasil, dos Estados Unidos, da Alemanha etc. Nesses casos, as unidades internas da federação possuem a mesma nomenclatura.
Qual dos termos abaixo preenche corretamente a lacuna?
a) Estado b) Província c) País
d) Território
02. Um(a) _______________ é formado(a) por um conjunto de pessoas que construíram costumes, tradições, histórias, formas de produzir e organizar-se em um território, conferindo-lhe identidade cultural e espacial. Essa identidade coletiva gera uma consciência nacional que compartilha hábitos, costumes, língua, religião e que, por sua vez, possibilita a construção de uma história comum.
Qual dos termos abaixo preenche corretamente a lacuna?
a) Governo b) Nação c) País d) Povo
03. Observe a descrição abaixo e assinale a opção mais adequada: “Conjunto de pessoas com língua e tradições comuns, que possuem um território com governo e leis próprias. Possui um sentido mais amplo de um vínculo que une os indivíduos por meio de uma identidade nacional.” a) Nação b) Povo c) Sociedade d) Território
04. No imaginário de Lennon, não deveriam existir fronteiras entre os povos. Porém, nunca elas foram tão valorizadas e suscitaram tantos conflitos quanto no século XX. Mas o que são fronteiras? Pode-se dizer que elas têm a função de separar territórios. Em geopolítica, porém, as fronteiras não são bem assim.
Portanto, as fronteiras:
I) definem a extensão geográfica da soberania de um Estado.
II) revelam as diferenças religiosas, linguísticas e étnicas.
III) separam blocos políticos ou alianças militares.
Na sequência em que aparecem, as informações acima correspondem, respectivamente, às fronteiras:
a) culturais, estratégicas e naturais.
b) estratégicas, naturais e políticas.
c) naturais, políticas e culturais.
d) políticas, culturais e estratégicas.
05. Muitas vezes usamos as palavras sociedade, povo, nação e país como sinônimos. Apesar de parecidas, essas palavras não significam exatamente a mesma coisa. Portanto, é necessário saber o significado de cada uma delas.
Assinale a alternativa incorreta:
a) Entende por povo os grupos de pessoas que falam a mesma língua e possuem as mesmas tradições. Por exemplo: o povo brasileiro, o povo judeu, o povo cigano etc.
b) Um povo precisa ter necessariamente território próprio.
c) Nação é o mesmo que povo, isto é, um conjunto de pessoas com língua e tradições comuns, e que possuem um território com governo e leis próprias. Além disso, a idéia de nação tem um sentido mais amplo de um vínculo que une os indivíduos por meio de uma identidade nacional.
d) Um agrupamento de indivíduos que vivem num certo espaço geográfico e se relacionam de acordo com determinadas regras é uma sociedade. Em geografia, nosso interesse é a sociedade humana, pois é ela que modifica profundamente a natureza e constrói o espaço geográfico.
06. Quais são as nações sem Estado?
__________________________________________________________________________ ___________________________ 07. Faça uma relação entre as Nações sem Estado e o local onde querem implantar seu Estado-Nação:
a)Curdos:
__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ____________________________________________ b)Palestinos __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ _________________________________________ c)Tibetanos:
__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ _________________________________________ d)Bascos:
__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ___________________________________________ e)Chechenos:
__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ___________________________________________ f)Caxemires:
__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ______________________________________
Soluções para a tarefa
Explicação:
1 - a) Estado
2 - b) Nação
3 - a) Nação
4 - d) políticas, culturais e estratégicas
5 - b) Um povo precisa ter necessariamente território próprio.
6 - Curdos, palestinos, tibetanos, bascos, Chechenos, caxemires.
7 - Curdos
O povo curdo é um grupo étnico formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas e aspira à sua independência política e territorial. O povo curdo aspira conquistar independência política e territorial do Irã, Iraque, Síria e Turquia.
Palestinos
Palestinos são considerados os povos com origem muçulmana que se estabeleceram em uma área entre a Jordânia e o atual Estado de Israel, que era denominada Palestina. Atualmente estão muito presentes na área denominada Cisjordânia.
Tibetanos
Os tibetanos formam o grupo étnico nativo do Tibete e das áreas que o circundam, abrangendo uma região que vai da Ásia Central, a norte e oeste, a Mianmar e a China histórica, no leste, e até a Índia, Nepal e Butão, ao sul.
Bascos
Os bascos são um povo da Europa que não tem um país independente, mas possui uma cultura e uma história próprias. A maioria dos bascos vive no norte da Espanha, porém alguns moram no sul da França. Essa região é conhecida como País Basco e é habitada por esse povo há centenas de anos. Alguns nacionalistas bascos reivindicam que o País Basco tem o direito à autodeterminação, incluindo uma eventual independência.
Chechenos
Os chechenos são um povo nativo da vertente norte das Montanhas do Cáucaso. Habitam maioritariamente a República da Chechénia, uma das repúblicas da Rússia. São um grupo étnico ou povo com mais de um milhão de pessoas e com igual número de falantes da sua língua - o checheno.
Caxemires
O povo caxemire é um povo do norte do subcontinente indiano etnicamente proveniente da miscigenação de povos indo-europeus com os povos locais. É um grupo de línguas dárdicas que vive no antigo estado indiano da Caxemira ou é proveniente deste. Essa região é território atualmente disputado, compreende o estado indiano de Jammu e Caxemira, os territórios paquistaneses de Caxemira Livre e Gilgit-Baltistão e regiões administradas pela República Popular da China de Aksai Chin e Shaksgam. O conflito na Caxemira ocorre em virtude da população de origem islâmica buscar a integração com o Paquistão, à revelia do governo da Índia. A Caxemira representa um dos mais importantes conflitos da atualidade que envolve diferenças étnicas e disputas pela divisão de fronteiras nacionais.