01-A Grécia Antiga não era uma nação unificada, no entanto havia um sentimento de nacionalidade que delegava aos habitantes da região ser chamados de “gregos”, como pertencendo a um só povo. Explique
Soluções para a tarefa
O sentimento de nacionalidade era determinado pela lingua falada, que definia quem era grego e quem não era.
Explicação:
A Grécia Antiga era vista com muitas separações entre suas cidades, que eram consideradas independentes.
E isso também fez com que muitos conflitos ficassem marcados na história, com brigas tão intensas que se tornaram uma verdadeira guerra, como a Guerra do Peloponeso, marcada entre Esparta e Atenas, duas cidades da Grécia.
Mas mesmo com uma grande separação entre as cidades, a nacionalidade que definia os chamados "gregos" era devido seu idioma, a lingua falada, foi um importante marcador que determinava quem eram os gregos ou não, muito mais que seus costumes.
A Grécia Antiga tinha a concepção de nacionalismo após a queda de Constantinopla, onde a língua grega e a religião Católica Ortodoxa foram consideradas acordadas.
Neste período a Grécia não era uma região unificada, sobretudo na Antiguidade Clássica, onde as cidades eram organizadas através das chamadas cidades-estados, com suas particularidades políticas, econômicas e comerciais. No entanto o sentimento de nacionalismo era bastante evidente, apesar destas subdivisões de estados.
Bons estudos!