História, perguntado por llucinlala, 9 meses atrás

01. A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade. NABUCO, J. O abolicionismo [1883]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado). No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da es- cravidão no Brasil. Explique qual era esse projeto político, como deveria acontecer a abolição?


julianaegjrp7l8qk: ou ela pode ter copiado de algum lugar e colado aqui
elenicemonteirodeabr: Oi
4002892252: ''Como teve tempo pra escrever tudo isso haha''famoso ctrl+c e ctrl+v
4002892252: burros
4002892252: por exemplo eu fiz isso com a fala:Como teve tempo pra escrever tudo isso haha
4002892252: ;--------------------;
ph828748: Vc chama de criança mas se ta aqui ou é um repetente com falta de inteligência ou tem a msm idade nossa
isaac1696: Boa ph828748
Rumpelstichen123: ph828748 humilhou o mané alí, ahahshshsu boa. O otário acha que ser velho é vantagem hahahah

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
280

Joaquim Nabuco defende o projeto de abolição gradual da escravidão, realizada por meio de reformas jurídicas e econômicas da própria sociedade brasileira, em contraposição a um modelo revolucionário, onde os escravizados conquistariam a liberdade por meio de uma guerra civil.

Este projeto, que efetivamente foi posto em prática no Brasil, se deu por meio de uma série de leis que progressivamente foram fazendo com que a escravidão fosse suprimida. Primeiro se proibiu o tráfico negreiro (Lei Eusébio de Queirós), depois a escravidão dos maiores de sessenta anos e os nascidos a partir de um período determinado em lei, até que, em 1888, houve a abolição completa da prática no país.


shirleysilvaol80: resumo : Tendi nd ;)
rondonruytte: reumi filho de Deus
LetKanivete: só copiar o primeiro paragrafo
juliabfonseca74: Joaquim Nabuco defende o projeto de abolição gradual da escravidão, realizada por meio de reformas jurídicas e econômicas da própria sociedade brasileira, onde os escravizados conquistariam a liberdade por meio de uma guerra civil.
até que, em 1888, houve a abolição completa da prática no país esse e mau resumo espero que ajude twt
laviniaaparecida770: Obrigada por ajudar ☺️
laviniaaparecida770: Oi
slaaa22: folha separada/on
chaquinha122fran: iaeee
Respondido por litorsouza
3

A abolição da escravatura

A proposta de Joaquim Nabuco era de que a luta pela abolição fosse protagonizada pelos brancos livres, e não por revolucionários ou escravizados; além de propor que ela deveria ocorrer de forma legislativa e gradual.

Para Nabuco, a abolição da escravatura ocorreria como uma consequência após reformas legislativas que dificultassem ou impedissem a prática. São exemplos a Lei Saraiva-Cotegipe, a Lei do Ventre Livre e a Lei Eusébio de Queiroz.

É possível supor que, além de buscar evitar conflitos armados como a Guerra de Secessão nos EUA; buscava principalmente evitar uma insurreição dos escravizados, como a que ocorrera culminando na independência da República do Haiti.

Veja mais sobre a independência do Haiti em:

https://brainly.com.br/tarefa/27493541

Anexos:
Perguntas interessantes