01. A discussão clássica no âmbito da filosofia da linguagem refere-se à relação entre as palavras e as coisas. Duas correntes se destacam: a primeira, afirma que os nomes que damos às coisas são meros acordos, portanto, nome e coisa são elementos distintos e separados um do outro; a segunda, admite que a palavra é inerente à natureza das coisas, sendo assim, o nome e a coisa são inseparáveis. Assinale as concepções que representam estas ideias respectivamente. * 1 ponto a) Interacionismo e Estruturalismo b) Realismo e idealismo c) Convencionalismo e Naturalismo d) Gerativismo e fenomenalismo 02. Durante a idade média, o debate sobre a relação entre as palavras e as coisas concentrou-se em um tipo específico de palavra: os universais. O que são os universais na filosofia? * 1 ponto a) termos que significam conceitos singulares, como “Pedro”, “papagaio”, “rosa” b) nomes que designam conceitos particulares, como “Homem”, “pássaro”, “rosa” c) palavras que nomeiam conceitos gerais ou classes de seres, como “humanidade”, “ave”, “rosa” d) palavras que designam conceitos específicos, como "celular", "bola", "carro". 03. A controvérsia medieval entre os chamados realistas e os nominalistas se constitui na disputa entre, respectivamente, * 1 ponto a) aqueles que afirmam que os universais são entidades concretas e aqueles que sustentam que os universais são entidades abstratas. b) aqueles que afirmam que os universais são entidades inválidos e aqueles que sustentam que os universais são válidos. c) aqueles que afirmam que apenas objetos particulares existem e aqueles que afirmam que concordam que os objetos existem. d) aqueles que afirmam a realidade dos universais e aqueles que negam a realidade dos mesmos. 04. Concepção filosófica medieval que sustenta que os universais não existiriam em si mesmos, pois seriam apenas palavras sem uma existência real. * 1 ponto a) Realismo b) Nominalismo c) Positivismo d) Dedutivismo 05. A chamada “questões dos universais” foi, nos últimos séculos da Idade Média, uma das principais e mais determinantes discussões filosóficas para o advento do pensamento moderno. Segundo a posição nominalista de Guilherme de Ockam, no século XIV, os universais são * 1 ponto a) apenas termos ou nomes que não correspondem a ideias existentes em si mesmas, cujo sentido seria o de designar indivíduos revelados exclusivamente pela experiência. b) formas que existem na matéria e dela são abstraídas apenas pelo pensamento. c) entes dotados de realidade objetiva que constituem o fundamento último do real. d) são termos que existem em si mesmos e possuem existência real.
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