0 processo de disclousure é uma iniciativa que está sendo aplicada nas instituições como uma de revelar um incidente que envolva a segurança do paciente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O termo disclosure significa divulgação ou revelação. Trata-se de um protocolo a ser adotado pela instituição que preza pela segurança do paciente, visando partilhar com os pacientes e familiares a ocorrência de um erro no cuidado à saúde.
O objetivo dessa “revelação” é permitir que o paciente saiba, honestamente, o que houve, quais as medidas tomadas para minimizar o dano e o que será feito para que esse erro não se repita.
Infelizmente, os riscos na saúde não se limitam àqueles especificamente relacionados ao problema de saúde e aos efeitos adversos do seu tratamento. Esses riscos incluem a ocorrência de erros no cuidado à saúde.
Na mesma medida em que os tratamentos foram crescendo em complexidade, também aumentaram os riscos associados ao cuidado. Não é à toa que a segurança do paciente constitui um dos seis pilares da qualidade em saúde propostos por Donabedian.
Os medicamentos constituem um dos principais tratamentos para a maioria das doenças e, por isso, também é grande o número de erros a eles relacionados.
Estimativas no Brasil ainda são pouco consistentes, mas, para se ter uma ideia da dimensão do problema, nos Estados Unidos, os erros de medicação respondem por mais de uma morte por dia e afetam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano.
A Organização Mundial de Saúde calcula que o custo mundial associado aos erros de medicação deve girar em torno de US$ 42 bilhões por ano, o que representa cerca de 1% do total das despesas de saúde globais.
A adoção de condutas não punitivas e a revelação dos erros têm um papel-chave na segurança do paciente. Instituições com uma cultura de segurança madura devem possuir uma política de disclosure bem definida.
Explicação: