Você se lembra do Caso Richthofen? Acompanhe: "Em 31 de outubro de 2002, os pais de Suzane von Richthofen foram mortos a pauladas enquanto dormiam. Os assassinatos foram planejados por Suzane e executados pelo então namorado da jovem, Daniel Cravinhos de Paula e Silva, e pelo irmão dele, Cristian Cravinhos de Paula e Silva. Os três foram condenados pelo crime. Suzane nasceu em uma família de classe média alta de São Paulo. Ela e o irmão, Andreas, moravam com os pais, Manfred, engenheiro, e Marísia, psicanalista, em uma casa no Campo Belo. Estudante de direito na PUC, a jovem, então com 18 anos, namorava Daniel, de 21, havia três anos. De nível sócio-econômico inferior, Daniel não trabalhava, não estudava, e os dois usavam drogas."
O caso teve repercussão intensa durante vários meses na mídia nacional. Veículos de comunicação deram espaços generosos às novas informações que eram geradas pela polícia, pela procuradoria e pela defesa.
Com o tempo o tema foi deixando as páginas dos noticiários cotidianos e só ressurgia quando um fato novo aparecia. Momentos como quando a jovem Suzane e os irmãos Cravinhos, que estavam aguardando o julgamento em liberdade, foram vistos nas praias de Ubatuba (SP); quando foram julgados; quando Suzane pode progredir de sistema prisional e recusou, entre outros.
O ápice da mobilização da opinião pública foi quando Suzane adquiriu o direito da saída temporária. Cada vez que a detenta é autorizada a deixar a penitenciária onde está presa, a mídia noticia, a opinião pública se choca e se revolta novamente com o caso.
Situações que mexem com a opinião pública, como é o caso do exemplo citado acima, são objeto de estudos de qual das teorias do jornalismo?
Alternativas:
a) Espiral do Silêncio
b) Definidores Primários
c) Espelho
d) Organizacional
e) Ação Política
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: a) Espiral do Silêncio
Explicação: Corrigido pelo AVA
megmoraes5:
Resposta correta
Perguntas interessantes