Vesper (1980), propôs uma classificação dos empreendedores baseada nos diversos modos de operação, chegando a quantos tipos possíveis? Escolha uma opção: C a. 10 b. 13 Oc
Soluções para a tarefa
Resposta:
11 tipos possíveis
Explicação:
Os 11 tipos:
- Autônomos – caracterizam-se por executar seus serviços pessoalmente, baseando-se em alguma habilidade técnica ou comercial.
- Formadores de equipes – contratam outras pessoas e delegam tarefas, formando equipes, podendo também perceber vantagens por operarem, expandindo seus negócios.
- Inovadores independentes – são os criadores de novos produtos e criam empresas para desenvolvê-los e fabricá-los.
- Multiplicadores de padrão – criam ou reconhecem um padrão de negócio passível de ser multiplicado, seja por sistema de franquia, seja por montagem de uma rede, visando obter lucro dessa multiplicação.
- Exploradores de economia de escala – baseiam seus negócios em preços menores obtidos em decorrência da economia de escala. Giro rápido, diminuição do nível de serviços e localização em áreas mais baratas e/ou com impostos menores.
- Agregadores de capital – captam recursos de diversas fontes para bancar a operação de bancos, seguradoras ou fundos mútuos.
- Aquisidores – empreendedores que preferem adquirir empresas já em
operação.
- Especialistas de compra e venda – especialistas em comprar empresas em dificuldades, saneá-las e depois revendê-las por melhor preço.
- Formadores de conglomerados – são os que se dedicam a obter controle acionário de uma empresa para, a partir dela, adquirir o controle de outras empresas, mesmo em negócios distintos, gerando um conglomerado.
- Especuladores – são aqueles que se dedicam, por exemplo, à área imobiliária ou à compra e revenda de commodities.
- Manipuladores de valor aparente – nessa categoria, o empreendedor
se volta para a aquisição barata de alguns tipos de bens ou até mesmo
empresas, melhorando de alguma forma sua aparência ou índices financeiros para revendê-los com elevação no preço.