História, perguntado por ll8anatarvitaflavar, 1 ano atrás

Verifique, no mapa da situaçao de aprendizagem anterior, a localizaçao do egito e observe a extensao do rio nilo. Com base nas informaçoes estudadas em sala de aula sobre os regimes de cheia, análise s frase de herodoto: " o egito é uma dadiva do nilo".

Soluções para a tarefa

Respondido por thalitalobato
13
O regime do Rio Nilo está condicionado às cheias de verão, que fazem crescer os afluentes vindos do Maciço da Etiópia (região montanhosa acidentada que se estende por Etiópia, Eritréia e o norte da Somália). 
Em meados de junho inicia-se as enchentes, as águas se elevam entre 7 a 8 metros, inundando as regiões costeiras e alimentando os canais de irrigação. Quando voltam ao nível normal, outubro e novembro, todo o vale se cobre por uma camada de sedimentos extremamente fértil que enriquece o solo e trazendo força para a agricultura local. 
Por isso no séc. V a.C., Heródoto ouviu dos sacerdotes egípcios esta frase. Ficando claro que sem o Rio Nilo, o Egito antigo que conhecemos, possivelmente não existiria.    
Respondido por Atlantis
0

Verifique, no mapa da Situação de Aprendizagem anterior, a localização do Egito e observe a extensão do Rio Nilo. Com base nas informações estudadas em sala de aula sobre os regimes de cheia, analise a frase de Heródoto: "O Egito é uma dádiva do Nilo".

Analisando o mapa, o Egito localiza-se na porção nordeste da África, ao sul do Mar Mediterrâneo e a oeste do Mar Vermelho. A afirmação de Heródoto está associada ao crescente fértil, localizado no Extremo Oriente, facilitando um berço civilizatório devido aos grandes rios e às terras férteis presentes. Sem o Nilo, o Egito provavelmente não teria sido estabelecido.

Anexos:
Perguntas interessantes