Utilizando o modelo atômico de Dalton, represente os símbolos e as fórmulas químicas indicadas nos itens a seguir.
2H
H₂
2H₂
Soluções para a tarefa
Resposta:
Agora você entenderá quais são os termos quantitativos das equações químicas, para que você possa compreendê-las totalmente e também realizar o seu balanceamento se for necessário.
Para tal, tomemos como exemplo a combustão do álcool que ocorre nos motores dos automóveis. O álcool na realidade é o etanol (C2H6O) e sua combustão ocorre quando ele reage com o oxigênio do ar (O2) formando várias substâncias, sendo que os principais produtos são dióxido de carbono (gás carbônico, CO2) e vapor de água (H2O), ambos invisíveis. Essa reação química pode ser representada pela seguinte equação:
C2H6O(?) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g)
Temos que as substâncias do lado esquerdo da seta são as espécies iniciais que irão reagir e, por isso, são chamadas de reagentes (C2H6O(?) + O2(g)), e as do lado direito são as substâncias finais que foram formadas, denominadas produtos (CO2(g) + H2O(g)).
As representações de 2H, H₂ e 2H₂ segundo o modelo atômico de Dalton estão dispostas na imagem abaixo.
Como funciona o modelo atômico de Dalton?
O modelo atômico apresentado pelo cientista britânico John Dalton representa o átomo como a menor unidade possível da matéria, sendo que cada átomo é definido como uma esfera maciça e indivisível.
A partir dessa descrição, é possível saber que 2H será dado por duas moléculas monoatômicas; H2, por uma molécula diatômica e 2H2 será representado por duas moléculas diatômicas, como esquematizado no desenho abaixo.
Aprenda mais sobre o modelo atômico de Dalton em: https://brainly.com.br/tarefa/24924968