(URGENTE POR FAVOR) Leia a tirinha do cartunista Paulista Fábio coala
a. Explique como o último quadrinho muda a direção da narrativa
b. Como esse último quadrinho produz humor?
c. Explique porque, no primeiro quadrinho, a forma correta seria "a intensa radiação espacial"
d. No segundo quadrinho, a crase está corretamente sinalizada? Justifique sua resposta
e. Seria correto usar à em "de 150 a -273 graus Celsius"? por quê?
f. Os desvios percebidos na sinalização da crase são aceitáveis por ocorrerem fala-se apresentadas em uma tirinha? Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
✔️ Interpretando a tirinha, podemos responder às questões propostas:
a. O último quadrinho muda a direção mudando de narrador. Até o 3.º quadrinho, era o cientista que estava narrando; no último, o tardígrado não narra, mas fala diretamente com o cientista.
b. Esse último quadrinho produz humor ao expressar a insatisfação do tardígrado ao passar por todos esses testes científicos que provavelmente o desgastaram.
c. No 1.º quadrinho, seria correto utilizar “à intensa radiação espacial”, pois ocorre a junção da preposição “a” com o artigo “a” —> a + a = à. Outra forma de comprovar é testando com o substantivo masculino: “aos intensos raios cósmicos”.
d. No 2.º quadrinho, a crase não está corretamente sinalizada, pois, para substantivos femininos no plural, mantém-se apenas a preposição “a” ou então a crase acompanha a pluralidade, convertendo-se em “às”.
e. Não seria correto, porque “-273” é um substantivo masculino (menos duzentos e setenta e três) e, portanto, não leva crase. Sendo um substantivo masculino, o artigo é “o”, formando “ao” ao se juntar à preposição “a”.
f. Sim. Porque a tirinha expressa, geralmente, situações cotidianas e humorísticas. Não há necessidade de seguir a norma culta, porque pode ter personagens que utilizam a linguagem informal.
Saiba mais em
• brainly.com.br/tarefa/839133
• brainly.com.br/tarefa/4461173
• brainly.com.br/tarefa/42447044
• brainly.com.br/tarefa/20837068