Física, perguntado por YashinoSun, 5 meses atrás

[ URGENTE]
oi sou eu de novo .---.

Neste caso das bactérias, ficou claro que ocorreu a seleção natural com a população de bactérias. Portanto, podemos dizer com toda a segurança que HOUVE EVOLUÇÃO, ou seja, foi alterada a composição genética dessa população com o passar do tempo. Qual foi a característica selecionada e que possibilitou a adaptação das bactérias diante da ameaça dos antibióticos? *

pra hojeeeee respondam plsssssss
materia; ciencias

Soluções para a tarefa

Respondido por laurapombopinto
1

Resposta: O uso incorreto de antibióticos é um dos fatores que torna as bactérias mais resistentes aos medicamentos. As bactérias são extremamente adaptáveis e podem sofrer mutações genéticas. Quando causam infecções, podem ser combatidas com antibióticos.

Explicação:Como as bactérias se tornam resistentes a um antibiótico

As bactérias têm uma incrível capacidade de adaptação ao meio e são bastante sujeitas a desenvolver mutações genéticas. Por isso, ao serem expostos aos antibióticos de forma indiscriminada, esses microrganismos encontram maneiras de se defender contra o efeito desse medicamento.

Assim, algumas bactérias se tornam capazes de expulsar as moléculas do antibiótico de dentro de seu corpo, outras modificam a estrutura onde o medicamento fazia sua ligação química para causar seu efeito e um terceiro grupo passa a produzir enzimas que destroem o remédio antes mesmo de haver o contato.

Para piorar a situação, as bactérias conseguem transmitir essas mutações genéticas para suas filhas, dando origem a toda uma linhagem resistente. Além disso, pode haver a transmissão de genes de resistência entre esses microrganismos, inclusive entre bactérias de espécies diferentes.

À medida que esses mecanismos foram sendo descobertos, também foram desenvolvidos antibióticos mais potentes ou combinações de medicamentos capazes de driblá-los. Contudo, não poderemos contar com esse recurso para sempre por dois motivos principais.

O primeiro deles é que os novos antibióticos podem ter efeitos colaterais muito tóxicos para os seres humanos, pois eles são mais agressivos também para as bactérias benéficas que habitam nosso corpo e oferecem proteção natural contra microrganismos causadores de doenças.

O segundo motivo é que a capacidade de adaptação das bactérias é tão grande que, com o tempo, elas desenvolvem mecanismos de resistência até mesmo contra os antibióticos de última geração. Conhecidos como superbactérias, esses microrganismos reduzem as possibilidades terapêuticas, gerando tratamentos mais longos, mais caros e menos eficientes.  EU NAO ENTENDI MUITO SUA PERQUNTA MAS EU  FIZ ALGUMAS PESQUISAS ESPERO TER AJUDADO


YashinoSun: obrigadaaaa ajudou sim, tudo bem nem eu entendi essa pergunta moça ;---;
Perguntas interessantes