URGENTE!!Com relação as músicas concreta e eletrônica, conceitue cada uma e atribua um exemplo?
Soluções para a tarefa
MÚSICA CONCRETA
A música concreta surge em 1948, a partir dos experimentos do compositor, engenheiro e
escritor francês Pierre Schaeffer (1910-1995) junto ao estúdio de Rádio e Televisão Francesa de
Paris (Radiodiffusion Télévision Française), onde realizou grande parte de suas composições e
pesquisas, que contou ainda, com a colaboração do compositor de formação erudita Pierre Henry
(1927). A partir daí é fundado o Club d’ Essai – atualmente conhecido como GRM (Groupe de
Recherches Musicales) –, grupo experimental, do qual fazia parte além de Shaeffer e Henry,
Michel Philippot (1925-1996), Iannis Xenakis (1922-2001), Olivier Messiaen (1908-1992), entre
outros.
Sobre o modo de construção e estruturação dos parâmetros musicais da vertente francesa, Schaeffer (1952) explicava que a música concreta partia de elementos preexistentes, extraídos de
qualquer tipo de material sonoro, fosse ele um ruído ou um som musical e, após captados, se
compunha experimentalmente através de uma construção direta, na qual a realização de uma
vontade composicional era atingida sem o apoio de uma notação musical ordinária. Schaeffer
MÚSICA ELETRÔNICA
Por meio de experimentos realizados na Alemanha em 1949 iniciados pelo compositor e
musicólogo Herbert Eimert (1897-1974) e o foneticista e teórico da comunicação Werner Meyer- Eppler (1913-1960), deu-se início à música eletrônica. Em 1951, na cidade de Colônia, é fundado
o Estúdio de Música Eletrônica na rádio NWDR. Liderados por Eimert, a chamada Escola
Senoidal ou Escola de Colônia (Kölner Schule) possibilitou o primeiro contato com os meios
eletrônicos, que tornava capaz a síntese dos parâmetros físicos do som. O estúdio ainda contou
com a presença de compositores como Karlheinz Stockhausen (1928-2007), Henri Pousseur
(1929-2009), Karel Goeyvaerts (1923-1993), Gottfried Michael Koenig (1926), Ernst Krenek
(1900-1991), entre outros.
Através do uso de geradores de som ou ruídos (sons formados por freqüências não
harmônicas), filtros, sintetizadores, moduladores e aparelhos que permitiam examinar o sinal
físico do som, os compositores da escola eletrônica preferiam gerar e combinar seus próprios sons,
em oposição aos concretistas que se interessavam pela montagem dos materiais sonoros
provenientes de fenômenos acústicos pré-existentes. Os sons e os ruídos criados
eletroacusticamente podiam ser elaborados e manipulados de acordo com a vontade do
compositor, o que era possibilitado pelo controle da estruturação dos parâmetros constituintes do
som, conforme destaca Menezes.
ESPERO TER AJUDADO
Resposta:
Música concreta
Língua
Musique concrète
Origens estilísticas música erudita e Vanguardas artísticas
Contexto cultural Final da década de 1940, na França
Instrumentos típicos sons aleatórios, de origens diversas, distorcidos e/ou editados através de manipulação e corte de fita magnética
Popularidade França e Inglaterra e, em menor grau, EUA
Formas derivadas Música Industrial, IDM, downtempo, tape music
Outros tópicos
música eletrônica, música experimental
Musique concrète (do francês, literalmente, "música concreta") é um tipo de música eletrônica produzida a partir de edição de áudio unida a fragmentos de sons naturais e/ou industriais (como de baldes ou de serras elétricas, por exemplo).[1] A música concreta engloba todos os processos que incluam a junção de partes completas ou fragmentos de sons ("les objects sonores") e que podem ser sons do ambiente e de todo tipo de ruídos até os instrumentos musicais. Esses fragmentos são primeiro gravados e modificados posteriormente num estúdio especializado. Note-se que os sons utilizados para fazer música concreta não eram em regra sons obtidos a partir de instrumentos electrónicos. Uma vez que os sons são gravados antes do processo de construção da música em si, em vez de a melodia ser escrita antes que um instrumentista possa transformá-lo em som, pode dizer-se que é o oposto do modo tradicional de composição. O estilo nasceu entre o final da década de 1940 e início da década de 1950, acompanhando os desenvolvimentos da tecnologia na área de áudio, mais proeminentemente com os microfones e a disponibilidade comercial de gravadores magnéticos, utilizados como tape loops.