História, perguntado por g8i6ovanaccperfirive, 1 ano atrás

Urgente aqui, sobre o capitalismo e o socialismo. 1. Analisando a doutrina socialista, reflita e comente o seguinte questionamento: *Até que ponto o socialismo foi colocado em prática, e que pontos se distanciou da doutrina? 2. Todos os países dos dois blocos estudados estavam satisfeitos com seus respectivos regimes? Argumente e exemplifique: 3. Selecione as principais estratégias desenvolvidas pelos EUA e URSS para garantir o controle dos blocos aos quais representavam:

Soluções para a tarefa

Respondido por Henrique0400
0
1 A URSS, estatizou todas as empresas no seu bloco, inclusive saúde e educação, planificou a economia, burocratizou o estado, assim, tudo que se fazia, era com a tutela do estado. Após 1985, com Gorbachev, lançando a perestroika, o socialismo foi desmoronando, já que a sua economia, foi se descentralizando, privatizando algumas empresas, funcionários públicos; corruptos ou improdutivos foram demitidos, bolsa de valores na Rússia foi reaberta, multinacionais puderam ser instala na Rússia, e importação foi permitida, logo, o socialismo foi desaparecendo.

2 Após o fim da Segunda Grande Guerra em 1945, o socialismo já tinha se espalhado pelo leste europeu, e com a vitória sob a Alemanha Nazista, estavam eufóricos e crédulos na doutrina socialista. O bloco da URSS, estava satisfeito, porém, de 1970, o regime, apresentava sinais claros de desgaste. Reduzindo a produção, nível tecnógico, não suprindo necessidades básicas de saúde, e educação. A partir desse ponto, países socialistas do bloco, começaram a ficar insadisfeitos. Os E.U.A faziam acordos com países capitalistas, no qual, ficavam submetidos a ordem dos Estados Unidos, por isso muitas vezes, os cidadãos também sofriam, no qual, passavam a se opor a "dominação" norte americana, no Brasil, tivemos o MEC USAID, implantando a escola tradicional.

3 Ambos utilizavam propagandas exacerbadas, apontando pontos negativos do regime rival. Guerras como do Vietnã, das Coréias, do Afeganistão, foram financiadas para definir que regimes esses países teriam. Os Estados Unidos, em especial, apoiou ditaduras na América Latina, para proteger dos "comunistas".
Perguntas interessantes