(Unicentro 2010) O nome "Positivismo" tem sua origem no adjetivo "positivo", que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do "Cientificismo", isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicaria a realidade e a sua participação nela (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.). Sobre o Positivismo assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
O positivos, corrente filosófica criada por Augusto Comte, baseava-se no método empírico e na participação ativa dos individuos no alcance de resultados a respeito de objetivos traçados.
Dessa forma, qualquer atividade deveria apresentar uma sistematização e metodologias pré-definidas, em detrimento da filosifia do pensamento, que apenas mantinha as teorias no mundo das ideias, não comprovando com resultados concretos, uma das características mais marcantes do Positivismo.
Resposta, a) O positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando à obtenção de resultados claros, objetivos e completamente correto.
Comte, sociólogo francês nascido no século XVIII, tornou-se célebre por ter estabelecido a Sociologia, ter cunhado a teoria Positivista e escrito sua obra introdutória ao Positivismo: "Curso de Filosofia Positiva" (A).
O Positivismo tem como método a ciência investigativa e empírica da realidade social e objetiva trazer luz conceitual ao modo como a sociedade é organizada e estruturada.
Com uma prerrogativa do esclarecimento e da técnica científica, Comte concebe a estrutura social de modo científico e procura explicá-la através do objetivismo e da clareza metodológica.
Para o sociólogo, a sociedade transpassou por três estágios, a saber: o teológico, tendo como fundamento a religião e as explicações baseadas na crença; o metafísico, que buscava o princípio das coisas além das experiências físicas, mas sim na noção de Ser, Belo, Uno e etc.; o positivo, que, através do método científico, pesquisa e investiga a realidade em favor da ordem e do progresso.
Link: brainly.com.br/tarefa/24928023