Filosofia, perguntado por maiaramaciel175mai, 11 meses atrás

UnB - adaptada) Leia o texto.

A dúvida pode significar o fim de uma fé, ou pode significar o começo de outra. Em dose moderada, estimula o pensamento. Em excesso, paralisa-o. A dúvida, como exercício intelectual, proporciona um dos poucos prazeres puros, mas, como experiência moral, ela é uma tortura. Aliada à curiosidade, é o berço da pesquisa e, assim, de todo conhecimento sistemático. Em estado destilado, mata toda curiosidade e é o fim de todo conhecimento.

O ponto de partida da dúvida é sempre uma fé, uma certeza. A fé é, pois, o estado primordial do espírito. O espírito “ingênuo” e “inocente” crê. Essa ingenuidade e inocência se dissolvem no ácido corrosivo da dúvida, e o clima de autenticidade se perde irrevogavelmente. As tentativas dos espíritos corroídos pela dúvida de reconquistar a autenticidade, a fé original, não passam de nostalgias frustradas em busca da reconquista do paraíso perdido. As certezas originais postas em dúvida nunca mais serão certezas autênticas. Tal dúvida, metodicamente aplicada, produzirá novas certezas, mais refinadas e sofisticadas, mas essas certezas novas não serão autênticas. Conservarão sempre a marca da dúvida que lhes serviu de parteira.

A dúvida, portanto, é absurda, pois substitui a certeza autêntica pela certeza inautêntica. Surge, portanto, a pergunta: “por que duvido?”. Essa pergunta é mais fundamental do que a outra: “de que duvido?”. Trata-se, portanto, do último passo do método cartesiano: duvidar da dúvida — duvidar da autenticidade da dúvida. A pergunta “por que duvido?” engendra outra: “duvido mesmo?”

Descartes, e com ele todo o pensamento moderno, parece não dar esse último passo. Aceita a dúvida como indubitável.

FLUSSER, Vilém. A dúvida. São Paulo: Editora Annablume, 2011. p. 21-22. (Adaptado)



Com relação às diversas formas de conhecimento, é correto afirmar que

Escolha uma:
a. a escola passou a ser, desde a civilização helênica, o espaço institucional de difusão do saber racional e especializado, fruto do conhecimento científico.
b. a ausência da dúvida, do questionamento e da crítica no conhecimento estabelecido pelo senso comum e pelas ideologias laicas e/ou religiosas propicia o desenvolvimento da tolerância às diferenças.
c. as formações sociais produzem três tipos de conhecimento: o mítico ou místico, o senso comum e o científico.
d. o desenvolvimento da ciência moderna foi impulsionado pela organização do método científico, sendo a dúvida o pilar da investigação e da produção do conhecimento científico.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
3

Com relação às diversas formas de conhecimento, é correto afirmar que:

d. o desenvolvimento da ciência moderna foi impulsionado pela organização do método científico, sendo a dúvida o pilar da investigação e da produção do conhecimento científico.

A dúvida é um estado de equilíbrio entre a afirmação e a negação. A dúvida refletida é o estado de equilíbrio que permanece após o exame das razões pró e contra.

A dúvida metódica consiste na suspensão fictícia ou real, mas sempre provisória, do assentimento a uma asserção tida até então por certa, para lhe controlar o valor.

Assim, surge o conhecimento científico, que é um produto resultante da investigação  científica, não apenas da necessidade de encontrar soluções  para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de  fornecer explicações que possam ser testadas e criticadas através de  provas empíricas e da discussão.

Bons estudos!

Perguntas interessantes