Uma pessoa encontra dificuldade ao tentar abrir um recipiente de vidro com tampa metálica. Colocando-o sob água quente consegue abrir com facilidade. Qual o fato físico que explica esse fenômeno?
Soluções para a tarefa
Resposta: Transformação Isocórica de um gás
Explicação:
A transformação Isocórica consiste em uma transformação gasosa que ocorre a volume constante, ou seja, em um sistema fechado, como é o caso do recipiente de vidro. Nessas condições, quanto maior a temperatura, maior a pressão do interior do recipiente (relação expressa pela equação P/T = constante, uma das Leis de Charles e Gay-Lussac). A medida que aumentamos a temperatura as moléculas dos gases são energizadas cineticamente (que passam a colidir entre e si e contra o recipiente rapidamente e com mais frequência), acarretando o aumento da pressão interna.
O mesmo acontece ao colocarmos pote na água quente. Aquecer o recipiente facilita sua abertura pois a pressão do interior do recipiente é menor que a atmosférica, por isso é preciso aumentá-la até chegar a um valor próximo a pressão do ambiente, através do manuseio da temperatura.
espero ter ajudado!
se tiver alguma dúvida, tô aqui, só comentar