Uma pequena e isolada ilha tropical foi devastada por uma grande queimada que destruiu todos os seres vivos ali existentes. Quatro anos depois, o solo da ilha apresentava uma cobertura de cianobactérias, briófitas, pteridófitas, além de algumas fanerógamas. Após dez anos, já existiam diferentes representantes de artrópodes e, após sessenta anos, a ilha estava novamente coberta por uma mata densa, abrigando um grande número de espécies animais, incluindo répteis, aves e mamíferos.
Diante do contexto apresentado, considerando o processo de sucessão ecológica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1: As sucessões secundárias correspondem ao estabelecimento de seres vivos em um meio que jamais foi colonizado.
Alternativa 2: A diversidade de espécies aumenta ao longo das sucessões devido, principalmente, ao aumento da heterogeneidade do meio.
Alternativa 3: Os ecossistemas próximos do clímax são menos organizados e complexos do que os ecossistemas próximos do estágio pioneiro.
Alternativa 4: A ecologia de populações aplica a teoria ecológica envolvida nas sucessões ecológicas para a restauração de paisagens, locais e ecossistemas perturbados.
Alternativa 5: As sucessões primárias correspondem ao processo de reconstituição da vegetação em um meio que já foi povoado, mas onde os seres vivos foram eliminados total ou parcialmente por modificações climáticas, geológicas, ou pela intervenção do homem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Alguém sabe qual a resposta correta?Encontrei no livro a alternativa 5, mas n tenho certeza.
jaquemoura2:
CARACTERÍSTICAS DAS SUCESSÕES ECOLÓGICAS - pg 119 Livro Ecologia Aplicada
ao aumento da heterogeneidade do meio. A diversidade passa
por um máximo e, em geral, decresce mais ou menos no estágio clímax. Alterntiva 2
Respondido por
10
Letra B - A diversidade de espécies aumenta ao longo das sucessões devido, principalmente, ao aumento da heterogeneidade do meio.
Perguntas interessantes