Uma paciente de 35 anos de idade, branca, comsobrepeso, em segunda gestação, com um partoanterior via vaginal, queixa-se de perda urináriaquando tosse ou espirra, e, às vezes, apresentavontade súbita de urinar, o que, frequentemente,culmina com perda urinária. Relata ainda sentir dorlombar que aumenta de intensidade ao final do dia.Considerando o caso clínico descrito, avalieas informações a seguir que constituem condutasadequadas referentes à queixa urinária da paciente.I. Fortalecimento dos músculos do assoalhopélvico (MAP), com ênfase nas fibras do tipoI e II.II. Eletroestimulação transvaginal, alternando afrequência 10 Hz e 50 Hz durante as sessõesde fisioterapia, e o fortalecimento dos MAP,com ênfase nas fibras do tipo I.III. Realização de exercícios de propriocepção eo fortalecimento dos MAP para fibras tipo I,com uso de cones vaginais.IV. Tratamento comportamental (diáriomiccional) e ações de educação em saúdepostural e consciência corporal.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B I e IV.C II e IV.D I, II e III.E II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
As alternativas corretas são: I e IV, letra "b".
Analisando:
I. Correto: Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico (MAP), com ênfase nas fibras do tipo I e II.
II. Incorreto: Eletroestimulação transvaginal, alternando a frequência 10 Hz e 50 Hz durante as sessões de fisioterapia, e o fortalecimento dos MAP, com ênfase nas fibras do tipo I.
III. Incorreto: Realização de exercícios de propriocepção e o fortalecimento dos MAP para fibras tipo I, com uso de cones vaginais.
IV. Correto: Tratamento comportamental (diário miccional) e ações de educação em saúde postural e consciência corporal.
A incontinência urinária refere-se à perda involuntária de urina. O assoalho pélvico apresenta um importante papel na manutenção da continência urinária. A função normal do assoalho pélvico ocorre por meio de músculos, componentes nervosos e tecido conectivo. O mais importante componente muscular do assoalho pélvico é o "músculo levantador do ânus", que é formados por fibras musculares tipo I e tipo II.
Bons estudos!