Química, perguntado por alinilunardip97jwz, 1 ano atrás

Uma indústria de alimentos elaborou um novo tipo de iogurte adicionado de linhaça com aveia (alimentos ricos em proteínas e magnésio) e necessita de análises laboratoriais para elaborarem o rótulo do alimento. Foi pedido a um laboratório de análise que avaliassem os teores de proteínas e do mineral magnésio. Os analistas do laboratório fizeram uma pesquisa dos teores aproximados de proteínas e magnésio observados neste tipo de alimento (iogurte), que estão dispostos na Tabela 1.

Tabela 1. Teores de proteínas e magnésio em iogurtes.

Tipo de iogurte

Proteínas (g/100g)

Magnésio (g/100g)

Iogurte natural

4,1

0,11

Iogurte natural desnatado

3,8

0,12

Fonte: Adaptado de TACO. Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. - Campinas: NEPAUNICAMP, 2011. 161 p.

Complete as lacunas a seguir:

Considere as análises necessárias e as possíveis concentrações dessas substâncias no iogurte. Dessa forma, as proteínas seriam constituintes ____________ enquanto o magnésio seria um constituinte____________. Logo o método de análise de proteínas seria um ____________, enquanto para o magnésio seria necessário um ____________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Selecione uma alternativa:
a)
minoritários, majoritário, método clássico, método instrumental.

b)
majoritários, minoritário, método instrumental, método clássico.

c)
majoritários, traço, método clássico, método instrumental.

d)
majoritários, minoritário, método clássico, método instrumental.

e)
minoritários, traço, método clássico, método instrumental.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucelialuisa
3

A Alternativa correta é a D.

Temos que a concentração de proteína a cada 100 g de iogurte natural é de 4,1 g, ou seja, o mesmo é composto de 4,1% de proteína.

Já o magnésio esta em uma concentração de 0,11 g a cada 100 g do iogurte natural, ou seja, o mesmo é composto de 0,11 % de íon magnésio.

Logo considerando a concentração da proteína, vemos que ela é um constituinte majoritário do iogurte enquanto que o magnésio é minoritário.

Assim, para o segundo é necessário o uso de técnicas instrumentais para detecção e quantificação, por estar em baixa quantidade, enquanto que a proteína pode ser detectada e quantificada por métodos clássicos, como a gravimetria, por exemplo.

A concentração de um elemento é considerada traço quando esta em ppm, ou seja, em 1 parte a cada 1 milhão de partes do todo. Por isso, a concentração do magnésio ainda não pode ser considerada traço.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes