Uma Igreja Católica de sua cidade está oferecendo um minicurso sobre história da arte, destinado à comunidade da paróquia, e você foi convidado para ministrar o módulo sobre "Escultura Renascentista". O material visual disponível para a sua apresentação consiste em um slide apresentando dois conjuntos escultóricos. Utilizando como recurso didático as duas imagens, você deve explicar as diferenças entre os dois conjuntos de esculturas. Descrição da imagem não disponível1) Identificar a qual período artístico pertencem os conjuntos escultóricos. 2) Relatar as diferenças entre as duas manifestações da escultura sacra, destacando as características da obra renascentista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
foi realizada quando Michelangelo tinha 23 anos 1498-1499 esta na basílica de são Pedro vaticano ,Roma
Explicação:
Resposta:
1) A imagem 1 ilustra um conjunto de esculturas do período gótico, presente em uma das fachadas da Catedral de Notre Dame (1345) e a imagem 2 apresenta uma obra renascentista do artista italiano Michelangelo Buonarroti – a famosa escultura “Pietá” (1499).
2) Na escultura medieval predominam as figuras religiosas (imagem 1), representadas cobertas por vestes drapejadas, em frontalidade para o observador e rígidas, sem evocação de movimento ou expressivas emoções. O objetivo dessas esculturas era pedagógico: elas deveriam contar as passagens bíblicas para os fiéis, mantendo um sentimento de respeito e contrição. A escultura renascentista (imagem 2) representada pela obra prima de Michelangelo, a “Pietá”, também tem como tema as figuras bíblicas de Maria e Cristo morto em seu colo. Contudo, a escultura renascentista apresentou uma grande evolução em relação à escultura medieval, especialmente pelos conhecimentos científicos obtidos no Renascimento, dentre eles os estudos sobre o corpo humano (anatomia). As figuras retratadas têm expressividade dramática, movimento e corporificam em pedra, o ideal de beleza renascentista. O Renascimento alcançou o auge da representação figurativa. O realismo da obra de Michelangelo revela as suas profundas pesquisas em relação à figura humana, que é representada, inclusive, pelos seus aspectos emocionais, como podemos perceber na face de Maria, desolada pelo peso do corpo morto de Cristo nos seus braços. O que diferencia imediatamente os dois conjuntos escultóricos é o realismo atingido pelos mestres renascentistas.
Explicação: