Uma evidência empírica é aquela obtida por meio da observação ou experimentação. Fazendo parte do método científico, os pesquisadores devem registrar os dados, para, posteriormente, analisá-los. O uso de evidências empíricas faz parte do método científico, levando à comprovação ou refutação de uma hipótese, ou seja, é nossa melhor compreensão do mundo como resultado.
Sobre a evidência de aprendizagem de leitura e escrita na escola, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. Existem evidências empíricas de que os alunos brasileiros saem da escola sem saber ler e escrever.
PORQUE
II. As produções textuais dos alunos e seu modo de se comunicar são indicativos de sua aprendizagem de fala e escrita.
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:
a.
a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
b.
as duas asserções são falsas.
c.
a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
d.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
e.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Soluções para a tarefa
Resposta: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Explicação:
O saber empírico é aquele desenvolvido por meio das observações de uma pessoa, sem necessariamente utilizar métodos científicos pré-definidos. O saber empírico é uma das formas do conhecimento prático que geralmente é transmitido entre gerações. As evidências empíricas podem, inclusive, ser utilizadas para comprovar ou refutar hipóteses. A afirmativa I é falsa porém a afirmativa II é verdadeira.
Analisando as Afirmativas
A afirmativa I é claramente falsa, pois não existem evidências nem científicas nem empíricas de que os alunos do Brasil saem da escola analfabetos, pois é isso que é descrito já que uma pessoa que não sabe nem ler nem escrever é considerado um analfabeto.
Muito pelo contrário, as crianças saem da escola com um entendimento razoável da linguagem escrita, tendo a capacidade básica de ler e escrever porém com imensas deficiências no campo de produção textual (escrita), leitura e interpretação de textos além das outras deficiências de uma educação de países emergentes.
A afirmativa II é verdadeira pois através de suas redações, produções de texto e a forma com que se comunicam podemos observar claramente a existência de grandes deficiências na educação básica brasileira.
Para saber mais sobre Conhecimento Empírico, aqui: https://brainly.com.br/tarefa/13500978
#SPJ2
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.