Uma espira condutora, quadrada e rígida, de massa 10 g e de lado 5 cm, está suspensa por dois fios ideais, conforme mostra a figura. O lado horizontal superior dessa espira está imerso num campo magnético uniforme, cuja intensidade é de 2 T e sua direção é perpendicular ao plano formado por ela.
Sendo dado g = 10 m/s2, qual é:
a) a intensidade de corrente elétrica mínima que deve percorrer a espira a fim de anular as tensões nos fios?
b) o sentido da corrente?
Soluções para a tarefa
Olá.
a) Para um fio de comprimento L atravessado percorrido por uma corrente de intensidade i e atravessado por um campo magnético B, a força atuante vale:
Porém, como no nosso caso o campo e o vetor comprimento(que tem a direção da corrente) são perpendiculares, o ângulo entre eles vale 90° e podemos analisar a intensidade de modo escalar:
Queremos que a força magnética seja igual ao peso (corpo de massa m em campo gravitacional de intensidade g) para que as trações zerem:
Substituímos os dados:
-----------------------------
b) A corrente vale 1 A. Para descobrirmos o sentido, usamos a regra da mão direita na primeira equação. Para que a força seja para cima, colocamos nossa mão direita na direção do fio L indo para a esquerda e fechamos nossa mão para chegar na direção do campo magnético B. Nosso polegar aponta para cima. Assim, i sentido da corrente será o mesmo do vetor L que faz a força para cima: corrente indo para a esquerda.
Veja a regra da mão direita no anexo.